Paraná avança na logística, destaca Piana

O governador em exercício Darci Piana abriu o Encontro Paranaense do Transporte 2025, realizado em 10 de abril, em Curitiba, destacando os avanços logísticos do Paraná como fundamentais para o aumento da produtividade no setor. Promovido pela Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), o evento reuniu representantes de transporte, infraestrutura, logística e do setor produtivo, incluindo o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, e os diretores-presidentes do DER-PR, Fernando Furiatti, da Ferroeste, André Luis Gonçalves, e da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Investimentos em rodovias e portos impulsionam o estado

Piana enfatizou o programa de concessões rodoviárias, que abrange mais de 3,3 mil quilômetros de estradas, com obras de duplicação e terceiras faixas, configurando o maior pacote de investimentos rodoviários da América Latina. “Ninguém tem um projeto tão robusto”, afirmou. O programa prevê mais de R$ 50 bilhões em aportes, transformando a malha viária paranaense com rodovias em concreto, como as de Guarapuava, Pato Branco e Goioerê, além de novas duplicações.

Nos portos, os leilões das áreas PAR14 e PAR15 devem atrair R$ 1,5 bilhão, enquanto a construção do píer em T, orçada em R$ 1 bilhão, ampliará a capacidade do Corredor de Exportação. A obra do Moegão, com investimento estadual de R$ 600 milhões, aumentará a descarga ferroviária de 550 para 900 vagões por dia, reduzindo custos e emissões. Atualmente, o Porto de Paranaguá opera com 79,2% das cargas por rodovia, 18,5% por ferrovia e 2,3% por oleoduto.

Para 2025, a Lei Orçamentária Anual destina R$ 6,3 bilhões, sendo R$ 2,1 bilhões para rodovias, asfaltamento e vias rurais, o maior investimento com recursos próprios da história do estado. Projetos como a restauração em concreto da PRC-280, entre Pato Branco e Clevelândia, com 46,76% de execução, e a Ponte de Guaratuba, com avanços na concretagem, exemplificam o ritmo das obras.

Impacto econômico e integração logística

O diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Felipe Queiroz, destacou que cada R$ 1 investido em infraestrutura gera R$ 3 na economia. Após visitar o Porto de Paranaguá e a BR-277, ele reforçou que o Paraná está em uma “jornada virtuosa” de bilhões em investimentos, ampliando eficiência e produtividade. A nova concessão da BR-277 prevê pistas adicionais, fortalecendo a conexão entre Curitiba e o litoral.

Piana celebrou a vocação exportadora do estado, que abastece 176 países, principalmente com alimentos. “Somos o supermercado do mundo, e a demanda cresce a cada ano. Por isso, investimos para tornar nossas rodovias e portos mais eficientes”, disse. Outras obras, como as trincheiras na Linha Verde (R$ 119,5 milhões) e a duplicação entre Matinhos e Praia de Leste (R$ 274 milhões), reforçam a integração logística.

O presidente da Fetranspar, Sérgio Malucelli, explicou que o evento visa debater tendências e soluções para o setor. Com painéis sobre rodovias, ferrovias e portos, o encontro busca antecipar desafios e propor melhorias. “Ao final, destacaremos os principais pontos e os enviaremos como sugestões aos órgãos competentes”, afirmou. A iniciativa reforça o papel da logística na economia e na qualidade de vida.

A abertura contou com autoridades como o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado; o senador Sérgio Moro; o diretor-adjunto do SEST/SENAT, Vinicius Ladeira; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Paraná, Fernando Cesar Oliveira; o superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta; o presidente da Faciap, Flávio Furlan; e o presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski.

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