O Paraná registrou o maior crescimento do Brasil no volume de vendas de atividades turísticas em maio, com alta de 2,6% em relação a abril, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (11). O desempenho estadual superou a média nacional, que apresentou queda de 0,7% no período.
O resultado coloca o Paraná à frente de outros estados, como o Rio de Janeiro, que teve o segundo melhor desempenho com 2,3% de crescimento. Em contrapartida, nove dos 17 estados pesquisados acompanharam a tendência de queda nacional, com recuos expressivos em São Paulo (-2,7%), Pernambuco (-3,3%), Bahia (-1,8%) e Goiás (-4,3%).
O Paraná também se destaca nos indicadores de longo prazo. Nos últimos 12 meses, a movimentação econômica do turismo estadual cresceu 7,5%. No acumulado do ano, de janeiro a maio de 2025, o aumento foi de 5,7% em comparação ao mesmo período de 2024. Os outros estados do Sul também apresentaram resultados positivos no acumulado: Santa Catarina com alta de 9,7% e Rio Grande do Sul com 4,9%.
Para o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, a estratégia de promoção do Estado em feiras e eventos no Brasil e no exterior tem sido determinante para esse resultado.
“O Paraná fez uma ação inédita de trazer convenções para o Estado, onde agentes de viagens conhecem os destinos pessoalmente. Já atingimos mais de 15 mil profissionais que vendem pacotes turísticos, ou seja, estamos colocando o Paraná na prateleira de vendas das operadoras”, afirmou.
Condições favoráveis e impacto econômico
Segundo a Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), investimentos em infraestrutura e qualificação dos serviços ajudam a explicar o crescimento do setor. Houve um aumento de 23,7% no número de turistas estrangeiros no primeiro semestre de 2025, com 627.858 visitantes, frente a 507.560 no mesmo período de 2024.
Esse movimento fortalece segmentos como hospedagem, alimentação, transporte e comércio regional, gerando mais empregos e dinamizando a economia das cidades turísticas.
Setor de serviços também avança
A pesquisa do IBGE também aponta crescimento de 2,7% no volume de empresas prestadoras de serviços no Paraná nos últimos 12 meses. No acumulado de janeiro a maio de 2025, destaque para empresas voltadas ao bem-estar, lazer e cuidados pessoais (alta de 5,6%), serviços profissionais, administrativos e complementares (4,3%) e transportes, serviços auxiliares e correio (0,7%).
O bom desempenho também aparece nas receitas do setor. A receita nominal, que mede o faturamento sem descontar a inflação, cresceu 5,8% no acumulado do ano. No turismo, o avanço foi ainda mais expressivo: 12,5% em comparação com o mesmo período de 2024.
Sobre a PMS
A Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE acompanha a receita bruta de serviços em empresas formais com 20 ou mais pessoas ocupadas, excluindo saúde e educação. Os dados completos estão disponíveis no Banco de Dados Sidra. A próxima divulgação da PMS, relativa ao mês de junho, será no dia 14 de agosto.
Comentários estão fechados.