Paraná mobiliza 1,5 mil salas no Dia D de Multivacinação

Milhares de paranaenses participaram, neste sábado (10), do Dia D Estadual de Multivacinação, movimentando unidades de saúde em todo o Paraná. A mobilização, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), tem como objetivo ampliar a cobertura vacinal e fortalecer a imunidade coletiva contra diversas doenças.

A ação de Multivacinação começou às 8h com a abertura de 1.543 salas de vacinação em todos os municípios paranaenses. A meta da campanha é aplicar cerca de 300 mil doses de vacinas em todas as faixas etárias. O número exato de doses aplicadas está sendo apurado e será divulgado oficialmente na próxima semana.

Com a ampliação da vacinação contra a gripe (Influenza) para toda a população acima de seis meses de idade — anteriormente restrita a grupos prioritários — o Paraná busca elevar seus índices de cobertura vacinal. Segundo dados do Vacinômetro Nacional, a taxa de imunização entre gestantes, crianças e idosos no estado está em 25,24%. Até o momento, foram distribuídas 3.768.000 doses aos municípios, sendo que aproximadamente 2,5 milhões ainda precisam ser aplicadas.

Em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, a aposentada Eni Nunes, de 68 anos, aproveitou o sábado para se vacinar. “Tomo a vacina da gripe todo ano. Se tem a vacina, é para prevenir, então que as pessoas venham tomar porque é uma prevenção”, afirmou.

Além da Influenza, estão sendo ofertadas vacinas contra a Covid-19, febre amarela, sarampo, HPV e outras previstas no calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI). No total, 11.825 profissionais da saúde foram mobilizados para atualizar a caderneta vacinal de crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e puérperas.

Leia Também

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, acompanhou a mobilização na Unidade Básica de Saúde Alvorada, em Londrina. “O Dia D de Multivacinação acontece até o final da tarde em todo o Paraná, e por isso convocamos os paranaenses para que compareçam. Queremos usar todas as vacinas disponíveis e proteger ainda mais toda nossa gente”, declarou.

Vacinação contra a Covid-19 e outras doenças

A vacinação contra a Covid-19 seguiu as diretrizes do Ministério da Saúde, com aplicação de:

  • Pfizer Baby: para crianças menores de 5 anos;
  • Pfizer Pediátrica: para crianças de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades;
  • Moderna: para maiores de 12 anos, vacinados ou não, com ou sem comorbidades.

A vacina contra a dengue foi aplicada em adolescentes de 10 a 14 anos, residentes nas regionais de saúde de Paranaguá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Londrina, Toledo e Ivaiporã.

Já a vacina contra o HPV, normalmente indicada para meninos e meninas de 9 a 14 anos, foi ofertada de forma excepcional, em dose única, para adolescentes entre 15 e 19 anos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.