O município de Pato Branco contabilizou, até o dia 16 de junho de 2025, um total de 189 casos confirmados de dengue, de acordo com o Boletim Epidemiológico nº 13, divulgado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. O documento abrange o período de 1º de janeiro a 16 de junho e destaca ainda que o município permanece em estado de alerta, com índice de infestação de 1,2%.
No total, foram 2658 notificações de casos suspeitos, dos quais 189 foram confirmados, sendo 177 autóctones (contraídos dentro do município). Até o momento, nenhum óbito foi registrado em decorrência da doença. As amostras identificaram a circulação dos sorotipos 2 e 3 do vírus da dengue, o que reforça o alerta para a possibilidade de agravamento nos casos.
Bairros com mais registros de dengue
Os bairros com maior número de confirmações em 2025 são:
- Planalto – 54 casos
- Bela Vista – 18
- São Cristóvão – 15
- Centro – 15
- Morumbi – 7
- La Salle – 6
- São Roque, Pinheirinho, Fraron e Alvorada – 5 casos cada
- Novo Horizonte – 4
Casos de chikungunya também estão em monitoramento
Além da dengue, o boletim informa a ocorrência de 4 casos confirmados de chikungunya, dos quais 3 são autóctones. O número total de notificações da doença chegou a 28 em 2025, também sem registro de óbitos.
Os bairros com confirmações de chikungunya incluem:
- Planalto – 51 casos
- Bela Vista – 18
- Morumbi – 11
- São João – 8
- São Roque – 5
- São Cristóvão – 4
- Centro, Pinheirinho, Jardim Floresta, Alto da Glória, La Salle, Cristo Rei, Sudoeste, entre outros
Situação epidemiológica exige atenção
Mesmo com o índice de infestação dentro da faixa de alerta (entre 1% e 3,9%), a Vigilância Ambiental reforça a importância de ações preventivas e da participação da população no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
Para denúncias ou informações, os moradores podem entrar em contato com a Vigilância Ambiental de Pato Branco pelo telefone (46) 3213-1721.
Comentários estão fechados.