A contribuição da pesquisa universitária na solução de problemas urbanos


O curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, ao longo de anos, tem conduzido pesquisas e registrado informações abrangentes sobre vários aspectos urbanos de Pato Branco e região, que se constituem hoje em dia em valioso patrimônio cientifico. Esses estudos adquirem especial importância diante do contínuo crescimento e transformação do espaço urbano, bem como dos desafios, ajustes e adaptações que esse cenário impõe à sociedade.

O professor Ney Lyzandro Tabalipa, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da UTFPR, Campus Pato Branco, explica que inúmeros estudos são realizados no forma de trabalhos universitários, formando um detalhado painel de dados disponíveis à sociedade. Essas pesquisas podem abordar diversas demandas, como trânsito, mobilidade urbana, expansão territorial, segurança viária, impacto da tecnologia na mobilidade e políticas de transporte urbano, entre outras.

Entre outros métodos, é possível realizar um estudo de simulação em softwares que registram detalhadamente o comportamento do tráfego. “No local, realizamos uma contagem de veículos, seja por meio de câmeras instaladas no local ou através de serviços de empresas de monitoramento. Esses dados são então inseridos em um software que realiza uma simulação e interpretação dos dados, indicando qual a melhor alternativa para aprimorar o tráfego neste ponto.” esclarece Tabalipa.

Contudo, as demandas nesse setor são diversas. O professor destaca que há outros grupos de estudos dedicados a temas como mobilidade urbana e segurança viária, por exemplo. Nestes, investiga-se as questões que envolvem acidentes de trânsito, questionando o porquê de sua ocorrência, onde acontecem e como ocorrem. “Mas observe, tudo está interligado. Por que ocorrem acidentes nesse cruzamento? Pode ser falta de sinalização, falta de atenção, ou a ausência de uma combinação de fatores específicos. Às vezes, uma simples sinalização resolve a questão, outras vezes, uma lombada é a solução, ou até mesmo um radar. Isso destaca a complexidade e a necessidade de abordagens variadas para lidar com os diferentes desafios em questões de segurança viária”, pontua.

Veículos X pedestres

Tabalipa defende que um equívoco no tratamento dos problemas de mobilidade urbana tem sido a tendência em priorizar o tráfego de veículos, quando as soluções deveriam originar-se nas necessidades do pedestre.

Um dos trabalhos que segue essa perspectiva é a dissertação de mestrado de Heloísa Balbinotti, orientada por Tabalipa, que aborda a temática da mobilidade urbana na zona central do município de Pato Branco. O conceito do trabalho, segundo Heloísa, é compreender quais características interferem no deslocamento que o cidadão de Pato Branco faz ao acessar serviços essenciais em um espaço de tempo de 15 minutos a pé ou de bicicleta. Ou seja, conhecendo quais são as dificuldades ou carências, seria possível definir as alterações necessárias nesses espaços urbanos para melhorar a qualidade de vida dessa população. Além de propor o debate sobre o incentivo à menor utilização de carros nas cidades, privilegiando a pessoa. “A intenção é demonstrar como a cidade, às vezes pode ser bem desigual para as pessoas. À partir da pandemia, a tendência do planejamento urbano é pensar nas cidades para pessoas, não para veículos. Por isso esse viés, de privilegiar mais a circulação de pedestres. E também o conceito de quine minutos, caminhando ou de bicicleta, para se ter acesso ao que é essencial”, esclarece Heloísa.

Pesquisa e gestão pública

Além disso, a aplicação de estudos acadêmicos em decisões na gestão pública é outro aspecto que o professor entende ser de extrema importância. No entanto, ele destaca que, frequentemente, essas demandas se apresentam urgentes, concedendo pouco tempo para a pesquisa, o que não contribui para uma assertividade satisfatória e, consequentemente, para uma solução definitiva.

Nesse contexto, o professor ainda faz uma análise da efetiva utilização desse conhecimento por parte do poder público. Segundo ele, o apoio que essas informações poderiam prestar em decisões governamentais a fim de garantir que os atos dos gestores públicos sejam eficientes e propiciem economicidade aliada ao atendimento das necessidades dos cidadãos é determinante. Por meio da disponibilização de um valioso acervo científico, o ambiente acadêmico possibilitaria à administração pública acessar ferramentas eficazes de gerenciamento da informação, que poderiam proporcionar uma melhor prestação de serviços com menor custo.

“Pato Branco não tem ainda um estudo sobre mobilidade urbana. Provavelmente haverá uma licitação, será contratada uma empresa de fora, para fazer esse estudo de mobilidade. Mas veja, nós aqui já temos essa base bastante ampla sobre essa questão. Mas, lamentavelmente, esse potencial ainda é pouco aproveitado”, conclui o professor.

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