Agentes de saúde de Pato Branco são certificados pelo Programa Saúde com Agente

Na noite desta quarta-feira (4), 41 agentes de saúde de Pato Branco receberam a certificação pelo Programa Saúde com Agente, em uma cerimônia de formatura emocionante. As profissionais concluíram os cursos Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Vigilância em Saúde, com Ênfase no Combate às Endemias.

O evento marca o reconhecimento do esforço dessas agentes em adquirir conhecimento e desenvolver habilidades, visando se tornarem profissionais qualificadas no campo da saúde e oferecer um atendimento de excelência à população pato-branquense. O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, ressaltou a importância da capacitação dos servidores para o fortalecimento do sistema de saúde municipal.

O Programa Saúde com Agente é resultado de uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e o Ministério da Saúde. Durante o curso, as agentes de saúde realizaram atividades tanto a distância quanto presenciais, com práticas a serem realizadas no local de trabalho, em conjunto com o Sistema Único de Saúde (SUS).

No curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS), as profissionais se capacitaram para atuar na identificação, prevenção e controle de doenças e agravos, além de aprimorar os processos de trabalho, direcionando-os por meio dos indicadores de saúde integrados à vigilância em saúde.

Já no curso Técnico em Vigilância em Saúde, com Ênfase no Combate às Endemias (ACE), as agentes de combate às endemias foram capacitadas na identificação, prevenção e controle de fatores de risco presentes no território local. Esses fatores podem estar associados a questões biológicas, econômicas, culturais, sociais, demográficas e ambientais. O curso também enfatizou a importância da promoção da saúde e a identificação precoce de sinais e sintomas de doenças e agravos.

Ao todo, foram mais de 1.200 horas de aula, que uniram a teoria à prática. Essa formação abrangente e abrangente permitirá que as agentes de saúde desempenhem suas funções de maneira ainda mais eficiente, contribuindo para a melhoria da saúde da população e fortalecendo o sistema de saúde de Pato Branco.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.