Agentes de trânsito passam a utilizar câmeras de lapelas

Marcilei Rossi com Assessoria

No final de março deste ano, o Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran), em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação deram início a testes com câmeras de lapela, utilizadas por agentes de trânsito.

Por 30 dias, dois agentes de trânsito, realizaram suas atribuições com os aparelhos suspensos nos uniformes, com a finalidade de garantir maior segurança no atendimento, tanto para os servidores públicos como para a população.

Passado o período de teste e avaliação, nessa quinta-feira (26), 25 agentes de trânsito receberam câmeras que passam a fazer parte do uniforme. Além de captar imagens, os dispositivos também registram áudios e todo o serviço desempenhados pelos servidores.

“Estamos preparando o nosso município para daqui 50 anos, modernizando os serviços prestados pelos órgãos públicos, fortalecendo o sistema e tendo sensibilidade, tanto com o servidor, quanto com o pato-branquense. As câmeras vêm para melhorar a comunicação, entre o departamento e os usuários, além de dar segurança e melhorar os relacionamentos interpessoais”, avaliou o prefeito, Robson Cantu.

Com um investimento de R$ 84.513,00, em recursos próprios, o projeto é desenvolvido pelo Depatran, em parceria com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, através do programa Cidades Inteligentes.

“As câmeras darão segurança para o nosso agente, no seu ofício diário, e muito mais para o usuário. O nosso trabalho de estar fiscalizando a via é difícil, mas a câmera vai garantir a idoneidade do usuário e do agente”, frisou a diretora do Depatran, Marines Gerhard.

Os arquivos gerados serão descarregados e armazenados pelo Depatran, podendo ter acesso somente com mandado judicial. “Todas as imagens geradas estarão guardadas sob sigilo”, reforça Marines.

 As câmeras são resistentes a quedas e água. Possuem cartão com memória de até 92h de gravação e bateria com durabilidade de até 10h.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.