Alex Maschio palestra sobre “Ruas para o século XXI”

Empresários, lideranças e a imprensa acompanharam nesta terça 26 de setembro, na Associação Empresarial de Pato Branco (Acepb), a palestra “Ruas para o século XXI: construindo a infraestrutura para as cidades inteligentes”, com o engenheiro civil Alex Maschio, diretor do Instituto Ruas, de Curitiba.

O evento foi organizado pela Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, Instituto Ruas, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Pato Branco (A.R.E.A).

Conforme Alex Maschio, a palestra em Pato Branco é uma provocação positiva às pessoas e profissionais da área de engenharia e da Associação Empresarial que as ruas do século atual não podem mais serem vistas da mesma forma como eram vistas no século 20. “Rua não é só um espaço para fluxo de veículos. Precisamos pensar cada vez mais em ruas para as pessoas, para a mobilidade não motorizada e para o uso sustentável dos nossos espaços públicos. As ruas precisam ser economicamente sustentáveis, com soluções mais duráveis e consequentemente com menos manutenções”, acrescenta Alex.

Acompanhe abaixo entrevista com Alex Maschio especialista em pavimentos de concreto, onde abordou a revolução que os pavimentos de concreto estão trazendo para o cenário urbano e rodoviário. A técnica promete não apenas um resultado mais durável e econômico, mas também benefícios ambientais significativos.

Benefícios Térmicos e Sustentáveis

Uma das grandes inovações dos pavimentos em concreto é sua capacidade de reduzir a temperatura ambiente. Devido à sua tonalidade mais clara, esses pavimentos absorvem menos calor. “Isso proporciona maior conforto, reduzindo a necessidade de uso de ar-condicionado e, consequentemente, a emissão de CO2”, explica Maschio.

Além disso, pela sua capacidade de refletir mais luz, é possível economizar até 50% na iluminação de vias públicas. Isso significa que, em termos práticos, de cada dois postes, poderíamos eliminar um e ainda manter o mesmo nível de iluminação.

Questão de Custo: Concreto x Asfalto

Maschio destaca que o pavimento em concreto já se apresenta mais viável economicamente em comparação ao asfalto. O cimento asfáltico do petróleo viu um aumento de quase 400% nos preços nos últimos 12 anos, enquanto o cimento teve um aumento de apenas 60%. Desta forma, muitos projetos que antes eram inviáveis para o concreto, hoje são possíveis.

Ele cita o exemplo da rodovia 280, onde um trecho de 60 km foi revitalizado com pavimento de concreto sobre a estrutura asfáltica danificada, resultando em uma economia de 26% em comparação com a restauração asfáltica.

Solução Ambiental: Menos Resíduos e Mais Permeabilidade

Uma das grandes preocupações atuais é a destinação do material retirado das vias durante reformas. Com o pavimento de concreto, há a possibilidade de reutilizar estruturas asfálticas danificadas, evitando a remoção e o descarte de materiais em aterros.

Maschio também abordou a questão da permeabilidade. Cidades como Pato Branco enfrentam problemas de enxurrada. Contudo, pavimentos permeáveis de concreto, conforme a NBR 16416 de 2015, surgem como uma solução inteligente e econômica. Capaz de tratar a água onde ela se origina, evitando enchentes.

Cultura e Versatilidade

Outro aspecto interessante é a possibilidade de personalizar os pavimentos com cores e estampas que refletem a cultura local. Uma tendência já observada em países como México e na Europa. Essa prática não só embeleza a cidade como reforça sua identidade cultural. Ruas para o século XXI é uma abordagem mais ampla do cuidado com Ruas para o século XXImaior espaço urbano coletivo que temos nas cidades.

O especialista encoraja as cidades brasileiras a olharem para soluções inovadoras. Especialmente as adotadas por estados e países vizinhos na América Latina, ao invés de apenas mirar exemplos de nações desenvolvidas. “Quando você muda uma rua, está fazendo uma cidade inteligente, construindo um ambiente mais saudável para todos”, conclui Maschio.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.