Anel central de Pato Branco passa a receber sinalização de trânsito mais duradoura

Iniciou na semana passada, e segue nos próximos dias o trabalho de pintura termoplástica das faixas de pedestre e do eixo central das vias principalmente do Centro de Pato Branco.

De acordo com o chefe do Departamento Municipal de Trânsito (Depatran), Robertinho da Luz Dolenga esta pintura é a mesma anunciada no primeiro semestre de 2022, e que exigiu a contratação de uma empresa especializada com este tipo de pintura que tem uma vida útil mais longa, em comparação com a pintura convencional. “Esta pintura [termoplástica] pode durar de 3 a 5 anos, dependendo do local onde foi implantado, ou seja, se não houver muito fluxo a durabilidade se torna maior.”

A previsão inicial é de que o trabalho de pintura se estenda pelo menos pelos próximos 30 dias, totalizando 4,5 mil metros quadrados, compreendendo as principais ruas do Centro. Após isso, devem ser executados outros 5,5 mil metros quadrados, abrangendo vias secundárias, o que no cronograma total deve levar 60 dias, o que leva o diretor do Depatran a pedir “atenção por parte dos condutores, já que durante o dia, a pintura acabará sendo realizada em trechos, o que via resultar no trânsito mais lento”.

Dolenga enfatiza que a escolha pelo material que está sendo utilizado na pintura é a durabilidade. “Hoje temos uma rotatividade de sinalização”, afirma ao explicar, “nossas equipes fazem a revitalização da sinalização em períodos de três a cinco meses, dependendo do local, e se é um local com bastante fluxo, a durabilidade é menor com esta tinta convencional.”

O diretor do Depatran acredita ainda que com menos tempo destinado a manutenção das pinturas das vias centrais, a equipe do Departamento poderá dar atenção a outras regiões do município.

Obras na avenida Tupi

Com relação as obras de recuperação da avenida Tupi, que iniciaram no sábado (1º), Dolenga lembra que juntamente com a obra anunciada pelo Município, a Sanepar estará atuando no trecho, principalmente na área próxima ao trevo do Patinho. “Durante este período [obras da avenida], o trânsito estará lento e por isso, todo o cuidado e atenção é necessário por parte dos condutores”.

Projetos

Alguns projetos do Depatran estão em andamento, como a recém-anunciada escolinha de trânsito em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PR), como o Diário do Sudoeste divulgou na semana passada.

A intenção é implantar a minicidade no Parque de Exposições, próximo ao barracão do grupo de escoteiros. “Já desenvolvemos um trabalho nas escolas do Município, nos primeiros anos do Ensino Fundamental, com aulas teóricas e práticas de trânsito, mas queremos fazer isso em um local adequado.”

Também está em andamento no Departamento o processo para a aquisição de 12 novos controladores de velocidade (semáforos). “A ideia é de até o final do ano, implantarmos controladores de fluxo, ou seja, semáforos em mais 12 cruzamentos que já demonstram a necessidade.”

Semáforos com câmeras

Atualmente no trânsito de Pato Branco, quatro cruzamentos possuem semáforos com câmeras, estes dispositivos servem para o controle do fluxo, o que permite a temporização automática de acordo com o fluxo naquele ponto.

De acordo com Dolenga “não há autuação de trânsito [pelas câmeras] nestes cruzamentos”, esclarece ele ao comentar que a intenção do Depatran é instalar dispositivos semelhantes em outros pontos, sendo necessários os encaminhamentos para tal finalidade.

Com relação a fiscalização eletrônica, Dolenga antecipa que nas próximas semanas será realizada a licitação para as lombadas eletrônicas. “Já temos 22 pontos mapeados e referendados pelo estudo técnico e iniciaremos este processo, após a empresa vencedora iniciar a implementação, em 11 pontos que são os mais vulneráveis em termos de acidentes de trânsito”, comenta o chefe do Depatran sentenciado “vamos ter nos próximos meses a implantação deste sistema [fiscalização com redutores eletrônicos de velocidade]”.

Ainda segundo ele a ideia futura é monitorar o fluxo do trânsito com o uso de câmeras, o que pode direcionar a presença de agentes, mas também achar outras medidas para o tráfego de veículos.

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