Audiência abordará demandas das pessoas com deficiência

Audiência acontecerá na Câmara de Vereadores, na sexta, às 18h

Será realizada na próxima sexta-feira (3), às 18h, na Câmara de Vereadores de Pato Branco, uma audiência pública a respeito dos direitos e demandas das pessoas com deficiência. O encontro será promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, além de entidades e associações representativas.

-- 2 Notícia --

A audiência é aberta a toda a comunidade. No encontro devem ser apresentadas aos vereadores, convidados e a comunidade as pautas abordadas durante a primeira Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, realizada no último dia 08 de outubro, entre outros temas.

De acordo com Angélica Oliveira, presidente do conselho municipal, o objetivo da audiência é “dar voz para as pessoas com deficiência e suas famílias”. “Será um momento único para estar conversando com as autoridades, com os vereadores, o Ministério Público, que foram convidados para o evento”, continua a presidente.

-- 3 Notícia --

Ela acredita que algumas das principais demandas do grupo são políticas públicas relacionadas a acessibilidade, em particular aos serviços de saúde, a educação e a mobilidade.

A audiência será realizada no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para lembrar a ocasião, além da audiência será realizada uma atividade educativa na praça Presidente Vargas na manhã de sábado (4), entre as 9h e às 11h30.

-- 4 Notícia --

Segundo Angélica, na ocasião serão repassadas informações a respeito do acesso a serviços e direitos das pessoas com deficiência. A ação contará com a participação da Associação dos Deficientes Físicos de Pato Branco, da Associação Iguais nas Diferenças, entre outros parceiros.

Esportes

Recentemente, várias iniciativas relacionadas ao paradesporto foram anunciadas pelas associações representativas e parceiros. Em breve a Associação Iguais nas Diferenças e Associação dos Deficientes Físicos de Pato Branco deverão oferecer aulas gratuitas de capoeira para crianças e adolescentes menores de 14 anos de idade.

As aulas deverão ser realizadas provavelmente aos sábados, porém, a organização deverá adaptar as aulas conforme a disponibilidade dos inscritos. Os interessados devem procurar a sede das associações, que fica na rua Altamira, 920, bairro Bonatto, de segunda a sexta, a partir das 17h30. Também é possível entrar em contato pelo fone e whatsApp (46) 9.8833 – 1708.

Um projeto em parceria com Associação de Handebol de Pato Branco, entidade mantenedora do Pato Handebol, também vai promover a prática da modalidade adaptada para cadeirantes.

Para desenvolver os projetos, as associações contam com o apoio do esgrimista paralímpico Sandro Colaço, que participou da conferência em Pato Branco realizada em outubro.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta