Audiência debate plano de urbanização da região oeste

O Município de Pato Branco realizou na tarde desta sexta-feira (11) uma audiência pública para debater o plano especial de urbanização da região oeste do município, que abrange bairros como o Aeroporto, Vila Esperança e Fraron.

A audiência foi realizada no auditório do Largo da Liberdade, e contou com a presença de profissionais da área de engenharia, arquitetura, entre outras. O evento também foi transmitido ao vivo nos canais digitais da Prefeitura de Pato Branco.

De acordo com o secretário municipal de planejamento urbano, Gilmar Tumelero, o objetivo da audiência foi apresentar o diagnóstico a respeito das características da região, e as propostas desenvolvidas para o desenvolvimento da área e consultar a comunidade a respeito do tema. “É uma região que apresenta problemáticas e pontos positivos. E nós temos em mente realiza uma ocupação ordenada”, comentou o secretário.

A audiência foi estruturada em quatro etapas: legislação, apresentação do diagnóstico, das propostas e considerações finais. Segundo Tumelero, o vídeo seguirá disponível nos canais digitais oficiais do Município de Pato Branco, como Facebook e Youtube, por 20 dias, a contar do dia 11 de março. “Depois nós apresentaremos uma proposta, que ficará por mais 20 dias para consulta pública e alterações destas propostas”, completou.

No site da Prefeitura (patobranco.pr.gov.br) haverá uma área específica destinada a participação da comunidade na sugestão de propostas para o plano.

O secretário adiantou que a fase de diagnósticos identificou problemas de mobilidade no local, especialmente na travessia de veículos no trevo da Taísa, uma das principais via de conexão dos bairros da região com o centro da cidade.

PEU

De acordo com informações disponíveis na área do site do Município destinada a fornecer informações sobre o plano, a região do aeroporto é um indutor de desenvolvimento, porém, o crescimento da área precisa ser realizado de ordenada. Por isso a necessidade de criação do Plano Especial de Urbanização (PEU) – eixo estruturante 158.

Entre os objetivos também está estimular a ocupação do vazio urbano identificado e promover melhorias nas áreas ocupadas subutilizados; “recuperar e manter as áreas hídricas e ambientais; promover a regularização fundiária; priorizar o atendimento habitacional à população de baixa renda, residente em áreas de risco, complementar a rede cicloviária, conectando-a ao sistema viário existente e aos equipamentos, públicos próximos, entre outros”.

Conforme o documento, entre as diretrizes do plano estão: “promoção do aumento da densidade demográfica e construtiva, com o intuito de equilibrar a relação entre emprego e moradia da região; Desenvolvimento de uma nova centralidade na área de vazio urbano, através do incentivo ao uso misto e melhorias urbanísticas gerais, tais como ampliação das redes viária, de iluminação pública e saneamento; recuperação das áreas de preservação ambiental, bem como a manutenção das massas de vegetação remanescentes através de programas de monitoramento e implantação de equipamentos de uso público integrado a faixa de APP”.

você pode gostar também
Deixe uma resposta