Audiência Pública sobre implantação de ciclofaixas é adiada

O município de Pato Branco adiou a audiência pública marcada para ontem (8), às 19h30 no auditório do Largo da Liberdade. Lá a equipe da Secretaria de Planejamento Urbano apresentaria o projeto de ciclofaixas urbanas. O fato ocorreu, segundo o secretário da pasta, Gilmar Tumelero, por conta do foco que a equipe da Secretaria está destinando, no momento, para execução da revisão no Plano Diretor, tendo em vista também a audiência pública de entrega das propostas e diretrizes, que será no dia 28.

“Já temos projetos e planejamento, porém achamos um tanto quanto prematuro apresentarmos agora, em vista da urgência do Plano Diretor”, comenta Gilmar, ao explicar o adiamento. “É por conta do cronograma do Plano Diretor, que teve várias datas ajustadas exatamente para não atropelar outras audiências, e para que o munícipe possa entender, com clareza, o projeto das ciclofaixas”.

Ainda conforme o secretário, a preocupação do município está em apresentar um projeto de mobilidade eficiente. A primeira fase do projeto de implantação de ciclofaixas, teria 3,5 mil metros e ligaria a área central, até à ciclovia já existente no Parque Estadual Vitório Piassa – Parque do Alvorecer. Uma segunda fase, disse Gilmar, seria complementar o trecho liberado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL), que liga as comunidades São João Batista e São Miguel da Cachoeirinha. E em terceira fase, a longo prazo, o projeto seria interligar as ciclofaixas espalhadas pela cidade. “Na terceira fase também faremos as ligações dessa que apresentaríamos na audiência, até os fundos do Shopping”, complementa.

O projeto para solucionar a problemática das ciclofaixas em Pato Branco, preconiza também a ligação das ciclofaixas espalhadas e isoladas no perímetro urbano. “Temos calçada com ciclovia no bairro Fraron, que não tem ligação. Então nós faríamos essas ligações talvez via estrada do aeroporto, ou talvez via Unidep”, afirma o secretário.

A demanda por vias preparadas para os ciclistas não se atém apenas aos que praticam o esporte. Gilmar conta que realizou através da secretaria de Planejamento Urbano, uma pesquisa no fim de 2022, onde 500 pessoas responderam questionário sobre a utilização das ciclofaixas. 99% dos entrevistados disseram que, se a cidade disponibilizasse sistema de viário para bicicletas, utilizaria o meio de transporte no dia a dia, além das atividades esportivas e de lazer.

Para quem representa os corredores de rua, o uso deve ser compartilhado. É o que afirma Donlai Matiello, presidente da Associação de Corredores de Rua de Pato Branco. “Acredito que as ciclofaixas, poderemos usar para pedalar e correr também. Hoje o pessoal já divide o espaço com veículos por conta do risco de acidente nas calçadas, com lajotas soltas e pedestres saindo de estabelecimentos comerciais”. Para o presidente, ambos esportes serão beneficiados com segurança.

O objetivo do município é abranger o esporte e a mobilidade daqueles que precisam se deslocar, por exemplo, a trabalho, e querem uma alternativa para se locomover. “Por isso que, no primeiro momento, nós direcionamos para ligar até UTFPR, porque abre a possibilidade das pessoas que vão no Parque Ambiental, as pessoas que vão para a futura Arena, por exemplo, se conectar ao Centro da cidade”, finaliza Gilmar.

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