Azul anuncia retomada de voos para Pato Branco

Também serão reativadas linhas em outras três cidades, além da expansão de itinerários, o que incluiu Francisco Beltrão no roteiro da companhia

-- 2 Notícia --

Marcilei Rossi com assessorias

Quase 19 meses após as interrupções de voos devido a pandemia de covid-19, nessa terça-feira (19), a Azul Linhas Aéreas anunciou a retomada dos voos para o Aeroporto Regional de Pato Branco – Professor Juvenal Loureiro Cardoso.

-- 3 Notícia --

O comunicado foi feito juntamente com o Governo do Paraná, quando diretores da companhia e Ratinho Junior estiveram reunidos em Campinas (SP), e informaram o regresso de itinerários de mais três localidades paranaenses (Guarapuava, Ponta Grossa e Toledo). Ainda foi apresentada a intenção da inclusão ao longo de 2022, de mais 11 destinos, o que deve colocar Francisco Beltrão nas operações da companhia.

O plano de expansão foi detalhado juntamente com o anúncio de que a retomada das operações das linhas interrompidas em março de 2020, vão ocorrer em dezembro deste ano, com a possibilidade de compra das passagens desde ontem.

-- 4 Notícia --

Segundo a companhia, neste momento, os voos que serão retomados serão executados três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras, com as aeronaves modelo ATR 72-600, que possuem capacidade de 70 passageiros.

Também foi anunciado que, a partir de março do próximo ano, a expectativa é de que os quatro municípios recebam voos diários.

“As novas linhas são um salto na logística e na infraestrutura do Paraná. Com melhores condições de deslocamento, mais empresários terão interesse em abrir negócios no nosso Estado, gerando mais emprego e renda para os paranaenses. A chave do desenvolvimento é a integração entre os modais, investir além das rodovias”, disse o governador Ratinho Junior, falando em conexão de cidades de médio porte a qualquer canto do mundo.

“Estamos muito felizes em poder anunciar hoje o retorno de quatro destinos que operávamos antes da pandemia e que ansiavam por esta retomada de nossos voos. Faremos isso já em dezembro, mas, para que possamos oferecer um serviço cada vez melhor, contamos com as autoridades locais na implementação de instrumentos essenciais para a regularidade das nossas frequências”, disse John Rodgerson, presidente da Azul, que ainda comentou a ampliação dos destinos no Paraná, através da Azul Conecta, ao longo de 2022.

“Um momento muito aguardado pela população de Pato Branco e da região”, foi a manifestação do prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, que cumpre agenda em Brasília, por meio da Assessoria de Imprensa do Município.

Instrumentos de auxílio

Nos últimos meses, quando iniciaram as tratativas para a retomada dos voos em Guarapuava, Pato Branco, Ponta Grossa e Toledo, a companhia aérea buscou junto os Municípios a implementação de instrumentos de auxílio à navegação aérea: o IFR-IMC, — procedimento que permite a operação dos voos mesmo em condições meteorológicas adversas —, e o PAPI — sistema de luzes que provê auxílio visual da cabeceira da pista do aeroporto.

Conforme a companhia, com essas estruturas, será possível aumentar a regularidade de seus voos, diminuindo as chances de cancelamentos e evitando a suspensão de operação no futuro em função da meteorologia desafiadora na região sul do país. Esses equipamentos também provêm a possibilidade de frequências em horários mais convenientes e durante a noite, já que eliminam eventuais restrições do departamento de segurança de voo da empresa.

No caso de Pato Branco, sem operações comerciais foram realizados neste ano a reabertura da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicação de Tráfego Aéreo e a elaboração do projeto executivo para implantação do equipamento de apoio a pousos e decolagens.

O Município segue desenvolvendo os projetos de ampliação do aeroporto, com uma nova estrutura aeronáutica e aeroportuária, com o aumento da pista de pousos e decolagens, nova área para o pátio de aeronaves e, consequentemente, nova área para o novo terminal de passageiros.

Novas linhas

Na perspectiva de abertura de novas linhas, a empresa afirma estar se planejando para voar em Umuarama com aeronave ATR, enquanto que Guaíra, Paranavaí, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, União da Vitória, Cianorte, Campo Mourão, Telêmaco Borba, Arapongas e Apucarana com os Cessna Gran Caravan, para nove passageiros, da sub-regional Azul Conecta.

Como ficam os voos

Curitiba – Pato Branco

Segundas, quartas e sextas

Saída: 12h55

Chegada: 14h25

Pato Branco – Curitiba

Segundas, quartas e sextas

Saída: 15h05

Chegada: 16h30

Campinas – Ponta Grossa

Segundas, quartas e sextas

Saída: 8h25

Chegada: 9h50

Ponta Grossa – Campinas

Segundas, quartas e sextas

Saída: 10h40

Chegada: 12h

Campinas – Guarapuava

Segundas, quartas e sextas

Saída: 13h

Chegada: 14h35

Guarapuava – Campinas

Segundas, quartas e sextas

Saída: 15h25

Chegada: 17h

Campinas – Toledo

Segundas, quartas e sextas

Saída: 12h40

Chegada: 14h40

Toledo – Campinas

Segundas, quartas e sextas

Saída: 15h30

Chegada: 17h30

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta