Camara aprova projeto para que a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação realize a formação e capacitação de mão de obra especializada

Por Laiane Carniel

O Legislativo aprovou em primeira votação, em Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (4), projeto do Executivo para nomear de “Astério Rigon”, o Centro de Eventos de Pato Branco. A proposição é um reconhecimento pela atuação e importância do homenageado, que foi contador, professor, vereador e prefeito de Pato Branco.
Os vereadores aprovaram também, em primeiras votações, dois projetos para denominação de ruas e projeto declarando de Utilidade Pública Municipal a Associação dos Voluntários da Corrente do Bem de Pato Branco (ACOBEM). Em segunda votação, foi aprovado Projeto com recursos para que a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação realize a formação e capacitação de mão de obra especializada e fomento à inovação, nas empresas de base tecnológica”. Ainda, foram apresentadas 14 indicações e 24 requerimentos.
De autoria do vereador Dirceu Boaretto (Podemos), foram aprovados, em primeiras votações, dois projetos para denominar ruas. Pelo Projeto de Lei nº 96, de 2023, fica denominada de “Felisberto Michelon”, a via pública situada no Loteamento Residencial Vida Nova. De acordo com o Projeto, o homenageado “foi um pioneiro que, atuando como marceneiro, trabalhou na construção de diversas casas, inclusive, na construção do Instituto Nossa Senhora das Graças (atualmente, Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças), também confeccionava móveis que hoje são considerados relíquias, pelo seu trabalho manual em madeira de lei”.
E pelo Projeto de Lei nº 104, de 2023, fica denominada de “Lucimar Atz”, a via pública situada no Loteamento Residencial Menegatti. De acordo com o Projeto, “a presente denominação homenageia um membro de uma família tradicional de nossa cidade. Lucimar Atz, foi uma mãe exemplar, muito carinhosa e amorosa, uma heroína que ficará para sempre na memória da família”.
De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 102, de 2023, declarando de Utilidade Pública Municipal a Associação dos Voluntários da Corrente do Bem de Pato Branco (ACOBEM).
Pelo Projeto, “a ACOBEM, constituída em 2022 e sem fins lucrativos, tem como finalidade prestar amparo e assistência, melhorando a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social, dando segurança alimentar, bem como, a prestação da assistência material, moral e médica, por meio do acompanhamento dos pacientes a hospitais públicos. Pela ACOMBEM, aproximadamente, 50 famílias são atendidas, recebendo cestas básicas, leite, frutas, fraldas, produtos de higiene e limpeza e, ainda, encaminhando para o mercado de trabalho, doando móveis usados e prestando esclarecimentos sobre a área jurídica, médica e de exames”.
Em segunda votação, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 78, de 2023, de autoria do Executivo, autorizando a abertura de crédito especial de R$ 307.500,00, por meio do remanejamento de valores, entre dotações da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. De acordo com a Mensagem do Projeto, “o valor será destinado à realização de projetos de formação e capacitação de mão de obra especializada, bem como, ao fomento à inovação nas empresas de base tecnológica.”

você pode gostar também

Comentários estão fechados.