Campanha do Outubro Rosa é lançado em Pato Branco

Na quinta-feira 05 de outubro, mulheres de Pato Branco compareceram ao Complexo Cultural, no Parque de Exposições, para a abertura oficial da campanha Outubro Rosa. A campanha visa promover conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de câncer de mama e colo do útero. “Diversas atividades, incluindo apresentações de coral, uma peça teatral e uma palestra informativa, marcaram o evento”.

Uma Agenda Cheia de Ações Conscientizadoras

Entidades e Unidades Básicas de Saúde (UBS) realizarão várias ações ao longo do mês de outubro. Com destaque para atividades especiais programadas para os dias 21 e 26 de outubro. As atividades ocorrerão na Praça Presidente Vargas no dia 21 e um evento focado em mulheres agricultoras será realizado no Gabana Jardim no dia 26.

Prevenção e Cuidado em Foco

Os vereadores Rodrigo Correia e Marines Gerhardt propuseram a Lei 5.199/2019, que oficialmente instituiu a Campanha do Outubro Rosa. “A campanha em Pato Branco foca em ações de prevenção a doenças e tenta alertar a sociedade acerca da crítica necessidade do diagnóstico precoce”.

Nos últimos anos, houve uma resposta notável da comunidade. Em 2021, durante a campanha, a equipe de saúde municipal realizou 1.634 coletas do exame papanicolau. De um total anual de 5.639, e 1.111 solicitações de mamografia de um total de 3.998. Em 2022, esses números anuais cresceram para 7.246 e 4.691, respectivamente, com respectivos 1.304 e 886 ocorrendo durante a campanha Outubro Rosa.

Agendamento de Exames

“Encorajamos mulheres interessadas em realizar exames preventivos a agendar suas visitas em uma UBS próxima”, comenta Liliam Brandalise. Reforçando a facilidade de acesso aos procedimentos preventivos e destacando o compromisso da comunidade de Pato Branco em cuidar da saúde das mulheres. Promover conscientização sobre o câncer de mama e colo do útero.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.