Casa de Apoio Gama intensifica ações com a proximidade do Outubro Rosa

Com o mês de outubro se aproximando, as ações relacionadas a campanha Outubro Rosa já estão sendo programadas e intensificadas, devido ao aumento crescente de novos casos de câncer após os dois primeiros anos de pandemia. Em reportagem ao G1, um levantamento do Hospital Erasto Gaertner, de Curitiba, aponta o crescimento de 30% dos casos de câncer no estado.

De acordo com a pesquisa, os cânceres de mama, pele e intestino são os que chegam em estágios mais graves da doença, porém, o crescimento dos casos é referente a todos os tipos de tumores.

A presidente da Casa de Apoio Gama, Cleusa Chiochetta, atribui o aumento de casos, acima da média esperada, à pandemia da covid-19. Segundo Cleusa, anualmente há uma média de 66 mil novos casos de câncer e, nesse ano, a previsão é que esse número aumente 30%.

“Claro, a saúde não tinha condições de acolher mais nada, apenas para a covid. Essas pessoas se não forem provocadas, elas não vão. Então esses dois anos elas não foram acessadas e, atualmente, quando buscam o tratamento, a maioria tem o diagnóstico tardio, o tratamento é mais complicado e demorado”, afirma.

Com os anos atípicos de 2020 e 2021, a presidente do Gama explicou que houve uma preocupação por não poder passar as informações sobre o câncer para quem necessitava e, com isso, as estatísticas apontam um aumento significativo e anormal, se comparado com outros anos. “É proporcional, outros tipos de câncer, além do câncer de mama, também cresceram”, destaca, comentando que os homens procuram menos serviços de saúde do que as mulheres.

“Esse ano queremos trabalhar também o mês de novembro, chegar a esses homens também, porque normalmente quando eles chegam no Gama, o diagnóstico deles é mais tardio e já apresentam saúde bem debilitada”, afirma.

Com o tema “Quem ama, cuida”, os modelos de camisetas comercializados pelo Gama durante a campanha será um pouco diferente dos outros modelos conhecidos pela população. Esse ano, a camiseta terá estilo mais esportivo e terão duas cores: rosa e azul. O modelo, de acordo com Cleusa, foi pensado para o uso durante a campanha Novembro Azul.

Com a programação sendo finalizada, a presidente fortalece a parceria com a Secretaria de Saúde de Pato Branco, com a realização de exames de prevenção.

A campanha terá início no dia 1° de outubro, com a realização de uma missa na Paróquia São Pedro Apóstolos e, no dia 7 do mesmo mês, haverá a abertura oficial do Outubro Rosa, no Largo da Liberdade. O Dia D está programado para o dia 22 de outubro, na Praça Presidente Vargas, onde ocorrerão ações de prevenção, uma caminhada e a doação do Rotary Club Pato Branco Sul de 20 cadeiras de roda para o Gama.

“O que nos chama atenção e nos deixa feliz é que já estamos, desde o mês passado, fazendo palestras de prevenção”, comemora.

Cleusa ainda cita a preocupação pela procura do Gama apenas em outubro, “precisamos falar sobre a prevenção ao câncer todos os meses do ano”. Para a presidente do grupo, é importante realizar um movimento intenso e levar a importância do cuidado para a população.

A presidente destaca que o Gama está a disposição das mulheres através do telefone (46) 3223-1181.

Carro recebido

Crédito: Casa de Apoio Gama

O grupo Gama foi contemplado com um veículo Renault Kwid, através de um projeto apresentado na justiça especial. O carro deve ser utilizado par dar suporte aos pacientes e realizar visitas domiciliares. “Justificamos a nossa necessidade, porque o carro que usávamos nós ganhamos do Rotary em 2011, já estava bem velho, dando bastante manutenção e tínhamos essa necessidade”, explica.

Com o veículo, os profissionais buscam ter melhor acesso aos pacientes que não podem se dirigir até o local para receber orientações. “Tem bastante paciente em casa, não querendo fazer o tratamento, então a gente faz as visitas domiciliares para o primeiro atendimento, para trazer eles, oferecer nossos serviços e, principalmente, o apoio que a gente dá para incentivá-los a fazer o tratamento”.

A presidente afirma que o carro já foi entregue e o Gama realizou a prestação de contas do mesmo.

Reforma

Outra novidade apresentada por Cleusa é o início de reformas em 11 quartos da Casa de Apoio Gama, inaugurada em 2012 e, desde então, sem receber melhorias. O recurso para a reforma vem de verbas impositivas da Câmara Municipal de Vereadores e deve ser concluída até dezembro.

De acordo com a presidente do local, “os 44 leitos que temos precisam de algumas melhorias”, finaliza.

você pode gostar também
Deixe uma resposta