Centro Veterinário Mater Dei começa a atender em Pato Branco

O atendimento inicia na próxima terça-feira (20) para a comunidade externa

-- 2 Notícia --

Júlia Heimerdinger

A faculdade Mater Dei conta com um Centro Veterinário desde o ano passado e estava funcionado através de aulas práticas e atividades acadêmicas. Agora, a partir da próxima terça-feira (20), vai começar a realizar atendimentos para a comunidade externa de Pato Branco.

-- 3 Notícia --

De acordo com a médica veterinária responsável pelas rotinas clínicas e cirúrgicas do Centro Veterinário, Carla Sordi Furlanetto, serão realizadas consultas e cirurgias de animais de pequeno e grande porte, exames de imagem [ultrassom e raio-X], exames laboratoriais e necrópsia.

Clínica Escola

-- 4 Notícia --

Carla afirmou que todos os procedimentos desenvolvidos na clínica serão executados por profissionais competentes e professores da instituição. “Os alunos poderão acompanhar a rotina, sendo o principal diferencial de uma clínica escola. Terão os procedimentos destinados as aulas, porém, serão casos específicos e selecionados a este fim”, destacou Carla, ressaltando que nenhum atendimento será feito pelo aluno sem acompanhamento de um médico veterinário.

Conforme Danilo Amadori Martins de Oliveira, coordenador do curso de Medicina Veterinária, o foco é mostrar o atendimento a comunidade. “O centro é um braço do curso de Medicina Veterinária e vai servir como aperfeiçoamento e treinamento para os alunos que vão sair para o mercado de trabalho. Eles vão poder acompanhar a rotina da clínica”, acrescentou Amadori.

Amadori explicou que uma das ações que o curso prevê com a clínica é a criação de campanhas, com o objetivo de controlar as zoonoses [doenças transmitidas entre animais e pessoas e que podem ser causadas por bactérias]. “A partir de convênios com municípios, faremos atendimentos que possam auxiliar a saúde pública, como as campanhas de castração”, exemplificou.

Horário de atendimento

O Centro Veterinário vai funcionar em conjunto com as aulas práticas e atendimento. Todos os procedimentos terão custos, o preço depende do procedimento executado. “Os valores serão repassados no momento da consulta para o proprietário, conforme a necessidade do caso”, informou Carla.

O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h30 às 17h30. O Centro Veterinário Mater Dei está localizado no bairro Fraron, na rua Ângelo Parzianello, 1005.

A clínica não trabalhará com consultas de plantão, mas há um ambiente adequado para a necessidade de internamentos.

As consultas e cirurgias serão realizadas através de agendamento pelo telefone e WhatsApp (46) 9108-7408, inclusive para exames e procedimentos cirúrgicos, cujos valores poderão ser consultados.

Estrutura física

Segundo Vitor Ivan Pretto Guerra, coordenador do Núcleo de Engenharias, Agronomia e Arquitetura (NEA) da instituição, o Centro Veterinário contém 1.038,22 m² de área construída. “Cujo investimento é alto em edificações e com um alto investimento em equipamentos de ponta”, destacou Guerra.

A clínica possui dois centros cirúrgicos para pequenos animais, um centro cirúrgico para grandes animais, três baias para cavalos [uma sendo de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI)]. Mais quatro consultórios, incluindo ultrassonografia e quimioterapia.

A estrutura ainda conta com quatro laboratórios [análises clínicas, microbiologia, histopatologia e reprodução de grandes animais]. Além disso, há salas de internos, raio-X, área para isolamento de animais com doenças infecciosas e uma sala de necropsia.


O Centro Veterinário possui três baias para cavalos, uma sendo UTI
Créditos: Lucas Piaceski
-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta