Clube de leitura da UTFPR realizará neste sábado campanha de arrecadação de ração

A ação será realizada no hall da UTFPR, das 9h às 12h, a doação mínima é 1 kg de ração ou o valor correspondente, em torno de R$ 10

Júlia Heimerdinger

Neste sábado (24) o Clube de Leitura “Letras Lê Mulheres” do curso de graduação de Letras Português/Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realizará uma campanha de arrecadação de ração, que serão destinadas para cuidadores individuais do município.

A ação acontecerá no hall da UTFPR, das 9h às 12h. Os organizadores estarão no local seguindo todas as medidas sanitárias necessárias contra covid-19. A doação mínima é 1 kg de ração ou o valor correspondente, em torno de R$ 10.

A campanha é destinada para toda a comunidade, os alunos da UTFPR e de outras universidades do município que realizarem a doação receberão uma declaração de atividades complementares.

De acordo com Rosangela Aparecida Marquezi, professora de Literatura na UTFPR e organizadora do Letras Lê Mulheres, a ideia surgiu justamente com a leitura do livro do mês de abril, chamado “Sobre os ossos dos mortos”, da polonesa Olga Tokarczuk, ganhadora do prêmio Nobel de 2019.

“O livro tem como protagonista uma professora que se dedica a impedir a caça de animais silvestres e a lutar pelos direitos dos animais. Assim, pensamos que seria uma boa ação, a partir da leitura do mês, fizéssemos algo também que pudesse auxiliar animais em situação de acolhimento”, explica Rosangela.


Clube de leitura

O Clube Letra Lê Mulheres iniciou em março deste ano. O grupo foi criado justamente a partir da ideia de promover ações de acolhimento aos estudantes neste momento de pandemia. “Pensamos: como podemos estar em contato com nossos alunos, mesmo que de forma virtual, de uma forma mais humanizada e informal?” relata Rosangela.

Ao todo são 50 pessoas que participam do clube. Rosangela explica que há dois grupos formados, um composto pelo público externo da comunidade em geral, e outro formado pelos acadêmicos de Letras da UTFPR.
No grupo formado pelo público externo qualquer pessoa que goste de leitura pode se inscrever “Não precisa ser de Pato Branco, visto que nossos encontros são virtuais, temos pessoas de cidades próximas, como Clevelândia, até de cidades mais longe, como Rio de Janeiro, ou de outro país, como uma participante da Espanha”, exemplifica Rosangela.

O principal objetivo do grupo é divulgar a literatura escrita por mulheres e promover a leitura. Rosangela ressalta que foi estabelecida uma lista de livros que serão lidos ao longo do ano. Cada mês será destinado para uma autora de algum país diferente, como: Brasil, Estados Unidos, Polônia, Coreia do Sul, Argentina, Itália, Espanha, Nicarágua, Inglaterra e Nigéria.

Os participantes têm a obrigação de ler o livro escolhido no mês, que pode ser adquirido por e-book ou físico. “Não aceitamos a leitura a partir de sites que compartilham de forma não lícita o acesso a esses livros, pois como somos amantes da leitura, achamos de primordial importância o apoio aos escritores”, analisa Rosangela.

Os encontros acontecem sempre no último sábado de cada mês, via Google Meet. “Conversarmos sobre a leitura realizada, quando possível, teremos também alguma fala antes da conversa, de algum especialista na área”.

A intenção é que após a pandemia os encontros continuem acontecendo de maneira online, a fim de atingir um maior público. “ Para que possamos continuar contando com a “presença” de mulheres de diversos lugares”, finaliza a organizadora do Letras Lê Mulheres.

você pode gostar também
Deixe uma resposta