Cobertores são entregues a pacientes do Hospital do Câncer

O projeto “Aquecendo Corações” está proporcionando para pacientes da Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer de Pato Branco cobertores para que possam se aquecer durante o interno.

A ação partiu de voluntários, com iniciativa do Ateliê Maria de Pano que, em conjunto com a Fundação, arrecadou recursos para a confecção de cobertores de casal que, quando dobradas, se transformam em almofadas.

Quando o projeto foi iniciado, a intenção dos voluntários era disponibilizar 100 cobertores. No entanto, o número dobrou e, ao todo, 200 cobertores foram entregues para a Fundação e estão sendo repassados aos pacientes. O critério que está sendo seguido pelos administradores do local para a escolha dos pacientes beneficiados é a condição social de cada um.

Atualmente, o local que também é conhecido como Hospital do Câncer, atende 22 municípios da região, sendo 15 municípios do Sudoeste do Paraná e sete municípios de Santa Catarina.

De acordo com Osmar Gabriel, presidente do Conselho de Instituidores da Fundação, aproximadamente 150 pacientes recebem os cuidados contra a doença diariamente em serviços como radioterapia, quimioterapia, ambulatório, internamento e cirurgia. “É uma gama muito grande de pacientes de toda a região”.

Agradecido por todo o apoio da população, Osmar afirmou que o projeto foi possível graças aos chamados ‘amigos do coração’, “que são pessoas que contribuíram de todas as partes do país, colocando recursos nas nossas mãos para aumentar o número de cobertores confeccionados de 100 para 200, então está dando um resultado muito grande na entrega aos pacientes”.

Doações

Gabriel destaca que a população pode ajudar a Fundação de diversas formas, a partir doações de comida para as geladeiras solidárias, com cestas básicas ou com auxílio financeiro a partir de depósito bancário.

“Não importa como a pessoa possa nos ajudar. Nós nos encarregamos de entregar aos que precisam dentro da Fundação. Então tem muitas formas de nos ajudar e toda a ajuda é bem-vinda”, afirma.

História

Em 2023 a Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer completa 23 anos. A história do local teve início com a reunião de 43 pessoas que tinham como objetivo aproximar o tratamento do câncer da população do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina.

Todas as formas de campanhas foram utilizadas para arrecadar recursos e dar andamento a obra. A população pode ajudar através da participação de festas nas capelas, doações, leilões, entre outros. Cada pessoa contribuía da forma que podia, alguns com menos e outros, como era o caso de empresários, com mais.

A campanha mais conhecida realizada pelo Hospital do Câncer foi a arrecadação de dinheiro em um garrafão. No total, 590 garrafões foram distribuídos na região, entre comércio e empresas, e todos podiam depositar moedas dentro.

O edifício onde hoje é o Hospital do Câncer começou a ser construído no dia 5 de janeiro de 1998, com a terraplanagem. A obra foi dimensionada dentro das necessidades da área de oncologia, sendo necessário a construção de salas para abrigar equipamentos destinados ao tratamento de câncer, como o acelerador linear, além de consultórios.

Todo o sistema necessário, dentro das normas técnicas determinadas pelos órgãos responsáveis, foi possibilitado através da contratação de um médico e uma arquiteta especializada na área hospitalar, para que tudo fosse finalizado e entregue no dia 29 de dezembro de 2000.

Para celebrar os 25 anos da Fundação, a administração do local divulgou, em 2022, que uma ampliação seria realizada no edifício para sanar as necessidades, sendo que o elevador deve dar condições maiores de mobilidade, tanto para os médicos e enfermeiros, quanto para os pacientes.                                        

O projeto engloba a ampliação do último andar, colocação do elevador, ampliação da área administrativa e consultórios, auditório e salas de pesquisa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.