Colégio realiza projeto para integrar gerações

Em busca de aproximar gerações, o Colégio Integral deu início a um intercâmbio de ideias com o projeto Plantando Memórias, Regando Sentimentos, liderado pelas professoras Jocelei Alves e Sabrina Vieira, com o apoio das professoras Elisandra Palhano e Susana Kusman.

No dia 7 de julho, os avós dos estudantes do Maternal e Jardim I para uma interação no plantio de árvores frutíferas e interação para Educação Tecnológica, utilizando os materiais da sala Lego, numa parceria com a professora Luana Aparecida Vazquez.

O projeto, que já existe há alguns anos, conta com atividades diferenciadas e, neste ano, houve a escolha pelo plantio de árvores, pela interação possibilitada e, especialmente, pela história que ali ficará para sempre. “No futuro o estudante estará no Colégio falando que aquela árvore foi plantada junto com seus avós”, explicam as professoras ressaltando que deverão ser plantadas cerca de 20 árvores.

Segundo a coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, Dulce Aiolfi, a interação do estudante com sua família, dentro do ambiente escolar é algo novo e agradável na construção de uma visão diferenciada sobra a relação escola, família e meio ambiente, numa relação sadia entre gerações.

A ideia de aproximar as famílias à escola partiu de uma reunião entre a coordenação e as professoras da educação infantil e com um trabalho conjunto, tornou-se viável através de eventos e projetos que foram efetivados e os que ainda estão por virem.


Encontro da família

Já em dia 20 de maio aconteceu a “1ª ação” realizada com a turma do Jardim III; o encontro reuniu os estudantes e familiares no Sítio do Colégio Integral. Na ocasião, cerca de 42 pais estiveram com os filhos participando de uma confraternização e de uma gincana especial de caça ao tesouro.

De acordo com a professora Sinara Zanin Monaretto, que planejou toda a dinâmica da tarde, as atividades duraram toda a tarde.

“Realizamos dinâmica com os pais envolvendo a importância da atuação integrada entre escola e família”, explica a professora, evidenciando que foi um momento de reflexão sobre os papéis complementares de quem está envolvido no processo educacional da criança.

Entre as brincadeiras, as crianças se divertiram no escorregador, brincadeira do saco, cabo de guerra, pular corda e a novidade do balanço na árvore, sendo que uma fogueira foi estruturada para atividades complementares de aprendizado.

De acordo com Rodrigo Bertol, diretor do Colégio, os pais identificaram no encontro uma oportunidade diferente de interação com os filhos e membros da instituição e da comunidade. “Somos gratos aos envolvidos na organização e aos pais e estudantes que estiveram naquele momento especial”, disse ele completando, “estamos em família e queremos que nossos estudantes e seus pais se sintam bem tanto na escola quanto nas estruturas complementares que disponibiliza, como é o caso do Sítio.”
Para a psicóloga Marilei Poncio de Oliveira Vezaro o encontro apresentou algo especial: os pais entraram em um “modo” criança de interação de igual para igual com os filhos.

“É importante os pais perceberem os desafios integrativos em educar com a escola, o que auxilia, e muito, no gerar aprendizado. Esta nova geração, principalmente após a pandemia, passa pela necessidade de viver sentimentos e experiências diferentes e, um ambiente aberto, interativo, proporciona evolução para todos: escola, alunos e pais. Afinal saímos da escola tradicional e entramos num ambiente diferente lúdico, aberto, que permite algo especial e diferenciado”.

Para a coordenadora Fabiane Grike a iniciativa foi um sucesso e deve ter sequência dentro do Colégio Integral. “Estamos certos de que todos que participaram saíram satisfeitos pelos momentos agradáveis e reflexivos vividos. O convívio social entre os participantes aproximou família e escola e até mesmo novos laços de relação entre pais que fazem parte da comunidade Integral. Está aí, nossa essência como escola, privilegiando o ser.”

você pode gostar também

Comentários estão fechados.