Conselho Municipal de Segurança apresenta metodologia Empodera Cidadão

Em 2022 o bairro Planalto recebeu uma espécie de projeto piloto, que deve ser ampliada a outras localidades

Na última segunda-feira (23), o Conselho Municipal de Segurança (Conseg) apresentou em sua primeira reunião do ano, no auditório Cidadão da Delegacia da Mulher, a metodologia que espera trabalhar em 2023, para alcançar os objetivos propostos pela própria comunidade. Segundo a presidente do Conseg, Meri Moraes, a estratégia de trabalho chamada de Empodera Cidadão, terá como protagonista a participação comunitária, essência dos conselhos, descrita em seu regulamento, através do Decreto 5381/2016 do Governo do Estado.

“Nessa primeira reunião nós decidimos fazer um primeiro treinamento aos líderes dos bairros. Para que seja definido o que eles querem, essa metodologia ela foca no positivo, e não é uma metodologia de cobrança. Para que a comunidade possa descrever o que pensa para seu futuro, e depois disso, possa estabelecer passos concretos do que passa fazer, para alcançar esses objetivos”, afirma Meri.

Essa metodologia consiste em primeiro plano, treinar os líderes dos bairros de Pato Branco, e em segundo aplicar diretamente no interior das comunidades urbanas, como foi realizado no bairro Morumbi e mais recentemente, no bairro Planalto. Como explica Meri, não será mais o Conseg que estará no centro, como ator das ações, mas sim a comunidade irá sugerir, através de suas demandas, apresentadas e ouvidas pelos líderes e representantes do Conselho, de forma construtiva. Somente dessa forma, Meri garante que é possível unir forçar, com lideranças em rede, para fundamentar a realização de melhorias na segurança das comunidades urbanas de Pato Branco. “Se nós não tivermos imbuídos de estar juntos da comunidade realizando, muitas coisas não saem do papel por falta de atitudes simples, como uma conversa entre vizinhos, por exemplo. É então um planejamento estratégico onde não focamos a parte política, e sim uma construção positiva. Não é o Conselho que sabe o que vai fazer, será a sociedade que definirá através de suas demandas. O sonho de termos um local mais seguro para viver, é uma construção conjunta, por isso vamos usar essa metodologia, é claro, com o apoio de todos os membros”, salienta a presidente.

Para Meri, priorizar o treinamento no Empodera Cidadão, dos líderes dos bairros em Pato Branco, é que possibilitará a praticidade da metodologia, e seu futuro sucesso, nos objetivos internos de cada localidade. “Nós precisamos que os líderes possam ter condições de aplicar a metodologia nos bairros. Eles terão a capacidade de visualizar o futuro, e depois ver o que precisamos fazer no presente, para alcançar o que sonhamos para nosso futuro. Temos vários tipos de líderes nas comunidades, e trabalhar em rede é o que vamos fazer para trabalhar com a comunidade e não para a comunidade”.

Estiveram presentes na reunião o representante da Polícia Civil, delegado chefe da 5ª SDP de Pato Branco, Helder Lauria, a delegada que irá assumir a Delegacia da Mulher, Keila Mafioletti, além dos líderes da União de Bairros, Departamento de Trânsito de Pato Branco (Depatran), representantes do Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (Irdes) e membros natos do Conseg, para após apresentar os planos para o novo ano de trabalho, também rever as ações permanentes que o Conselho realizou no último ano. “O foco agora está na comunidade, para que ela não venha apenas realizar a cobrança de suas necessidades, mas fazer também a construção de suas demandas e das possibilidades de solução”, conclui Meri.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.