Curso oferece qualificação profissional para jovens

Começou na tarde desta quarta-feira (31) um projeto que oferecerá qualificação profissional gratuita para jovens entre 14 e 24 anos de idade. A iniciativa é realizada por uma parceria entre a Agência do Trabalhador, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, o CEU das Artes e dos Esportes, o CIEE e a Proc Group, empresa da área da tecnologia.

O curso terá treinamentos de noções básicas na área de informática e administração, com aulas que acontecerão no CEU das artes, ao longo do mês de setembro, sempre as quartas-feiras, exceto no próximo dia 7, por conta do feriado da Independência. As aulas de informática acontecem a tarde e a de noções administrativas pela manhã.

De acordo com Fabricio Preis de Mello, coordenador da Agência do Trabalhador de Pato Branco, a iniciativa foi criada por conta da demanda percebida no mercado local de qualificar a mão de obra que está ingressando no mercado de trabalho.

O curso é voltado para a toda a comunidade de Pato Branco, e além da faixa etária, para participar é necessário que o jovem esteja estudando. Os interessados devem realizar suas inscrições diretamente no CEU das Artes, que fica na rua São Tomé, bairro Sudoeste. É necessário apresentar os documentos pessoais, comprovante de residência e comprovante de matrícula na sua instituição de ensino.

Segundo Mello, os alunos que concluírem o curso receberão certificado e encaminhamento para entrevistas de trabalho. “Há uma possibilidade grande de conseguir uma vaga no mercado de trabalho”, comentou.

Ele adianta que a demanda pelo curso indica que novas turmas devem ser anunciadas em breve, de novos cursos e possivelmente também em outras regiões da cidade.

Capacitação

Para o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Marcos Colla, o processo de preparação de jovens é fundamental para o mercado local. “As taxas de desemprego continuam caindo. As notícias mostram que a economia tem mantido a aceleração, a necessidade de pessoas qualificadas. Esses cursos que passam a ser ofertados, por exemplo, o técnico em informática, é extremamente importante para o contexto da nossa economia local, pois é muito forte a atuação das empresas de base tecnológica, e essa inserção se faz necessária nas faixas etárias iniciais”, disse o secretário.

Segundo Alissom Sasso, coordenador do CIEE, o curso também trará conhecimentos para que os jovens possam se apresentar ao mercado de trabalho. “Entre os temas que serão abordados no módulo de habilidades administrativas estão dicas de entrevista, formação do currículo, apresentação pessoal, todos assuntos que são necessários para que o jovem compreenda no momento de ingressar no mercado”, comenta.

Além dos mencionados, também estiveram no ato de abertura do curso o prefeito Robson Cantu, a prospectora do CIEE, Carolina Bertoncini, entre outras lideranças.

você pode gostar também
Deixe uma resposta