Desemprego e pobreza leva pedintes e ambulantes ao centro de Pato Branco

O Diário do Sudoeste tem recebido o questionamento de vários leitores sobre o grande número de pedintes e vendedores ambulantes no centro de Pato Branco, principalmente nos arredores da praça Presidente Vargas, em frente ao Banco do Brasil e na rua Guarani, inclusive nos fins de semana.

Os leitores questionaram sobre quem eram aquelas pessoas, se eram de Pato Branco, por que estavam naquela situação no centro da cidade, se recebiam ou não auxílio da Secretaria Municipal de Assistência Social, quais seriam as procidências do Município em relação a situação, se era um reflexo da pandemia e como deveriam agir diante do problema.

A reportagem do Diário do Sudoeste procurou a secretária da pasta, Bárbara Slonski Delboni Padoan, para esclarecer a situação. Segundo ela, a pandemia trouxe impactos econômicos e sociais significativos, com destaque para o aumento da taxa de desemprego e da pobreza.

“No município de Pato Branco observou-se estes impactos relacionados ao aumento de usuários em situação de rua (moradia ou sobrevivência: mendicância), bem como no aumento dos vendedores ambulantes. Sendo que muitos destes usuários vêm de outros municípios, estados e países”, explicou.

Bárbara disse que diante deste cenário a Secretaria de Assistência Social iniciou o reordenamento do Serviço Especializado em Abordagem Social no início deste ano, “a fim de garantir que estes usuários sejam atendidos, conforme preconizam as legislações, bem como para que sejam realizados os encaminhamentos pertinentes, ou seja, garantindo o acesso aos benefícios, serviços e programas da Política de Assistência Social, a fim de dar continuidade ao acompanhamento. Destaca-se também os encaminhamentos para a política de saúde e organizações não governamentais, como o SOS Vida e o Albergue”.

Busca ativa

Bárbara frisou que o trabalho realizado pela abordagem social é através da Busca Ativa, ou seja, “percorrendo os bairros e centro da cidade, identificando estas situações e buscando realizar uma escuta, acolhida, para identificar as demandas e encaminhamentos pertinentes.  Bem como, orientamos que a população ao identificar essas situações entre em contato pelo telefone, podendo ser por ligação ou whatsapp, para solicitar atendimento. O horário é das 8h até às 22h, incluindo sábados, domingos e feriados. O número de telefone para contato é (46) 99108-4457”. 

Abordagem social

A secretária explicou que atualmente a abordagem social é realizada por profissionais capacitados e conta com uma equipe técnica que fornece suporte para a realização de intervenções com familiares e encaminhamentos necessários, seguindo um fluxo de atendimento.

“Ressalta-se que desde o mês de janeiro foram realizados uma média de 85 atendimentos mensais, e destes, uma média de 30 atendimentos para usuários de passagem no município, vindo de outros municípios, estados e países”, ressaltou.

Ambulantes

Em relação aos vendedores ambulantes, Bárbara destacou que o trabalho também está sendo desenvolvido pelo setor de fiscalização da prefeitura, o qual fiscaliza os vendedores ambulantes para emissão de alvarás, conforme a atividade desenvolvida.

“Outra ação realizada pela Secretaria de Assistência Social foi o desenvolvimento de uma Força Tarefa, a qual teve início em abril deste ano, e conta com o envolvimento dos profissionais dos diversos órgãos da rede de atendimento. O objetivo da Força Tarefa é ir ao encontro dessas pessoas, ampliando a capacidade de atendimento e realizando a busca ativa. Sendo que são realizadas intervenções em todos os bairros do município, antecipando a procura espontânea ou chamada dos moradores.  As ações são realizadas quinzenalmente”, destacou.

você pode gostar também
Deixe uma resposta