Dia Mundial do Doador de Sangue estimula procura ao hemonúcleo

O movimento foi intenso no Hemonúcleo de Pato Branco ao longo desta terça-feira (14), Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada em 2005 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para estimular a doação de sangue e reconhecer a importância deste tipo de voluntariado ao redor do mundo.

De acordo com a coordenadora do hemonúcleo, Silvia Pecin Acosta, até a tarde de ontem a estimativa é de que o movimento já era quatro vezes maior do que o volume habitual.

Grupos de colaboradores de empresas, doadores regulares e doadores de outras cidades estiveram realizando coleta. A advogada Suelem Cechet é moradora de São João e realizou uma doação de sangue pela primeira vez. Ela conta que foi estimulada por uma gincana do Município de São João, onde os participantes somam pontos por realizarem desafios. Um deles era doar sangue.

Suelem diz que sua a decisão partiu do estímulo da gincana aliado a sua vontade de doar. O tema já era tratado em sua casa pois seu marido é um doador recorrente. A advogada disse que pretende doar mais vezes.

A coordenadora do hemonúcleo conta que em média são coletadas 18 bolsas por dia. Não é possível dizer que o número é ideal pois o volume de saída é bastante variável, explica Silvia.

Próximo a feriados como o de quinta-feira (16), por exemplo, o número de cirurgia eletivas possivelmente diminui, porém, costuma aumentar o número de acidentes de trânsito. “Então a gente nunca costuma prever, e nós não trabalhamos com essa folga que seria o ideal em questão de estoque. Geralmente o que coletamos durante a semana já sai durante a mesma semana”, explica.

Por esse motivo, ela estimula que as pessoas sejam doadoras de sangue e realizem doações regulares.

Doadores

Para ser um doador de sangue é necessário estar em boas condições gerais de saúde. No momento da doação é preciso estar descansado e alimentado. É preciso ter entre 16 e 69 anos, e pesar mais que 50 Kg.

Na unidade os candidatos passam por uma triagem clínica, que avaliará os hábitos de vida, uso de medicamentos e sinais vitais para aprovar ou não a doação.

Doadores frequentes recebem um certificado que garante o direito ao pagamento de meia entrada em alguns eventos culturais, assim como a isenção do valor de inscrição em concursos públicos, por exemplo.

Trabalhadores no regime CLT também podem realizar até uma doação por ano, apresentando o comprovante de doação como justificativa para sua falta.

Os homens podem doar sangue a cada 60 dias, e as mulheres a cada 90 dias.

Empresas

O hemonúcleo também mantém parcerias com empresas de Pato Branco e da região para estimular a doação de sangue. De acordo com Silvia, a unidade oferece transporte para que grupos de colaboradores possam fazer doações em horário de expediente.

“É muito comum as pessoas virem em grupos de amigos, por exemplo. Então é uma forma de um lembrar ao outro e ir incentivando”, comenta a coordenadora.

As mobilizações acontecem geralmente durante as semanas de prevenção a acidentes de trabalho. Empresas que tenham interesse na parceria podem entrar em contato por meio do telefone (46) 9.9136 – 3940. “Entre em contato conosco, realize o agendamento deste transporte. A gente deixa agenda fechadinha para eles, para podermos atender com a maior agilidade possível todos os doadores. Em aproximadamente uma hora todas as etapas da doação são completadas”, completa Silvia.

Horários de atendimento

De segunda a sexta

Das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30

Informações: (46) 9.9136 – 3940

você pode gostar também
Deixe uma resposta