Em confirmando conclusão das obras do parque em 90 dias, Robson Cantu afirma que realizará Expopato 2023

Entidades organizadoras analisam com cautela a proposta e esperam a entrega da obra dentro do novo prazo, para iniciarem a organização do evento. Prefeito afirma ainda que a população deverá ter acesso aos produtos da Expopato, “sem colocar a mão no bolso”

Faz cinco anos que o pato-branquense não vive a experiência da sua Feira principal. A Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Pato Branco (Expopato) aconteceu em sua última edição em 2018, e agora deve voltar ao cronograma de eventos do município. Isso porque, em entrevista ao Diário do Sudoeste, o prefeito Robson Cantu afirmou que realizará a Feira em 2023.

Segundo o chefe do Executivo, o evento representa o amor do cidadão pato-branquense por sua cidade e tudo o que ela produz. “É uma coisa muito importante, o amor que o povo pato-branquense tempo por essa feira. Ali você vai mostrar a capacidade, a vontade e a ousadia do empresário pato-branquense para o Brasil e muitas vezes para o mundo. Nós queremos fazer uma feira diferente, uma feira onde o pequeno médio e o grande têm a mesma oportunidade de expor seu produto”, afirma Cantu.

Atualmente o principal entrave para realização da Feira é a finalização da construção do novo Centro de Eventos. Conforme disse Cantu, ele deve ser entregue no prazo de 90 dias. Uma das expectativas para o evento, para Cantu, é a inserção da tecnologia e uma possível gratuidade no acesso do público aos produtos expostos pelos feirantes do comércio, indústria e agropecuária locais.

“Nós queremos colocar a tecnologia lá dentro e nossa intenção é que o povo tenha acesso a essa feira, que possa ver os produtos, sem gastar dinheiro do bolso. Então nós estamos programando, teremos várias novidades nessa feira, coisas bonitas, shows que o povo gosta e mostraremos que o pato-branquense é ousado e ele pode conquistar o mundo sem problema nenhum”, explica o prefeito, que também disse estar em conversa com as entidades que fazem, tradicionalmente, parte da realização da Expopato. Para ele, a Feira representa o povo do município, e por isso, o objetivo é ainda chamar outras entidades para a organização.

Ainda sobre a estrutura do Centro de Eventos, Cantu afirmou que esteve visitando a obra na quinta-feira (26), e que obras não se restringem ao novo pavilhão, erguido no mesmo local dos antigos baleiões. “Não terá problema de nós entregarmos daqui 90 dias. Estamos reformando também a entrada, o auditório do Centro Regional de Eventos e quero ver se consigo deixar tudo prontinho, além de dar um ‘banho de loja’ naquele parque”, brincou Cantu ao se referir ao Parque de Exposição como um grande esforço do ex-prefeito Clóvis Padoan, quando da sua inauguração. “Ele sonhou um local onde nós poderíamos mostrar o trabalho, a eficiência e a ousadia do empresário. Pode ter certeza de que estará tudo pronto para essa feira tão esperada”.

Pandemia

As altas do material de construção civil e o isolamento foram alguns dos obstáculos que impediram a inauguração dentro do prazo inicial do novo Centro de Eventos. Tudo começou ainda na gestão de Augustinho Zucchi, quando em 2020 foram realizadas a demolição dos dois pavilhões, popularmente conhecidos por baleiões do Parque de Exposições, e o início da obra, no dia 8 de dezembro do mesmo ano. Na época a previsão era de que a obra seria entregue 360 dias.

Com o agravo da pandemia em 2021, ela foi paralisada, porém ainda no mesmo ano, retornaram os trabalhos na fundação. Com valor inicial de R$ 11 milhões, ao retornar a obra, foi necessário um termo aditivo ao contrato de R$ 5.688.710,16 milhões, com justificativa do aumento dos custos da construção civil. Somados os projetos de prevenção de incêndio e reforma dos entornos e calçadas do Centro de Eventos, a obra passa dos 20 milhões.

Quando finalizado, o local terá 8.136 metros quadrados e capacidade para receber 10 mil pessoas, com duas recepções, bilheterias, foyer, banheiros, salas administrativas, salas multiuso e dois auditórios menores, duas cozinhas industriais, bares, e a opção de atender até dois grandes eventos simultâneos.

Segundo o secretário de Engenharia, Obras e Serviço, Daniel Parcianello, “as pessoas vão encontrar um espaço amplo e confortável, com jardins, um entorno totalmente novo. Será um ambiente para ser usado o ano todo”.

O secretário ainda pontou que o piso do Centro de Eventos, onde ocorrerá a Expopato, já está concluído e a obra segue em ritmo de acabamentos. Na cozinha, por exemplo, estão sendo instalados os revestimentos. Para Daniel, a obra será entregue muito antes da Feira.

Realização

Tradicionalmente a Expopato é realizada por várias entidades do município. Segundo o presidente do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio), Ulisses Piva, o sindicato irá participar, mais uma vez, da organização da Expopato. “Temos que medir, comercializar os espaços para o comércio e indústria e planejar a feira. Porém precisamos da estrutura. Se ela for entregue dentro do prazo apresentado pela Prefeitura de 90 dias, com certeza vamos organizar a Feira a tempo de fazer um evento especial e com diferenciais, como sempre foi realizado”, conclui Piva.

O presidente da Associação Empresarial e Comercial de Pato Branco (Acepb), Luan Ruaro Marcante, relembrou a agenda de eventos que a cidade estava acostumada a sediar antes da pandemia, como a própria Expopato, Casa & Construção, Inventum, Liquida Pato Branco entre outras. Para ele, existe um desejo da população em rever esses eventos, porém há necessidade de cautela. Luan disse que existe a intenção das entidades organizadoras na realização da Feira, inclusive em anos ímpares, para evitar o conflito com os períodos eleitorais.

“A Acepb se comprometeu, juntamente com outras entidades, realizar uma pesquisa com alguns expositores das últimas edições para que estes possam contribuir para com uma análise mais criteriosa da feira, com relação a duração, período, modelo. Tudo ainda a ser decidido e estudado”. Por fim, o presidente reconheceu que todos trabalharão no intuito de proporcionar a Pato Branco, a Feira que merece. “Para que isso aconteça e a região inteira possa desfrutar de um evento digno da grandeza da Expopato, ainda em 2023”, finaliza.

Ao Diário do Sudoeste, o presidente da Sociedade Rural de Pato Branco, Eucir Brocco disse que a entidade é parceira no evento e aguarda o posicionamento oficial da Prefeitura para iniciar seu planejamento com relação à Feira.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.