Empresa apresenta andamento de projetos complementares da ampliação do aeroporto

Na tarde da quarta-feira (10), representantes da empresa Paralelo Engenharia e Informática realizaram uma apresentação do andamento dos projetos complementares relacionados a ampliação do Aeroporto Regional Juvenal Loureiro Cardoso.

A apresentação foi feita a vereadores de Pato Branco, na sala de reuniões da Câmara Municipal. O secretário municipal de desenvolvimento econômico, Marcos Colla, também acompanhou a explanação.

De acordo com Roberto Dumas, representante da Paralelo, integram as responsabilidades da empresa o desenvolvimento de projetos como as pavimentações da extensão de pista e da taxiway, as interfaces dessas pavimentações com o projeto arquitetônico e de paisagismo, sistemas elétricos, eletrônicos, cabeamentos, sistemas de automação, ar-condicionados, drenagem, iluminação da estrutura e da pista.

Estes projetos foram desenvolvidos a partir do projeto arquitetônico, desenvolvido pelas equipes do Município de Pato Branco. Roberto explicou que os projetos estão sendo criados a partir da metodologia Building Information Modeling (BIM), processo de modelagem virtual que reduz a possibilidade de erros de compatibilização com outros projetos relacionados a obra, bem como de execução.

Com isso, explica o representante, também diminuem os riscos da necessidade de aditivos na obra por conta de erros de projeto. A tendência indica que a metodologia deverá se tornar o padrão para obras públicas.

Ainda segundo Dumas, o prazo para a entrega é de 30 a 40 dias. “Nós estamos na fase do projeto executivo. Então já foi entregue o projeto preliminar, o anteprojeto, e projeto básico, e agora é o grande final, que é o detalhamento executivo, a parte de custos e definições arquitetônicas finais. Tudo está em andamento dentro do prazo”, detalhou Dumas.

Ampliação

A execução das obras do aeroporto regional de Pato Branco será realizada por outra empresa, selecionada por meio de licitação após a finalização das etapas de projetos e outros trâmites.

As mudanças mais significativas no cronograma de ampliação incluem o aumento do pátio para a acomodação de até três aeronaves dos modelos Embraer 195 E2 e Boeing 737 – 800, e a construção de um novo terminal, com dois pavimentos, que permitirá a movimentação de até 220 passageiros em horário de pico.

você pode gostar também
Deixe uma resposta