Escola Municipal Jardim Primavera realiza atividades alusivas a Semana Farroupilha

Na sexta-feira (17), alunos da Escola Municipal Jardim Primavera participaram de uma série de atividades alusivas as tradicionais comemorações gaúchas da Semana Farroupilha.

Normalmente as festividades ocorrem em 20 de Setembro, data em que é celebrado o Dia do Gaúcho. No entanto, por conta do retorno à sala de aula, de um número maior de alunos nessa segunda (20), a direção da escola optou por fazer as atividades ainda na última sexta. A intenção foi evitar transtornos na volta presencial dos estudantes.

Conforme a professora de Educação Física, hoje diretora da escola, Glaucya Roberta Pagnoncelli Battiston, os temas abordados com os alunos foram relacionados a cultura e a tradição gaúcha. “Falamos sobre o que é a Semana Farroupilha, os costumes gaúchos, a tradição, indumentária e comidas típicas. Além disso, também apresentamos as danças, declamações e cantos e tivemos uma apresentação de gaita.”

Falar sobre costumes gaúchos já é uma tradição na escola há sete anos. Como explica Glaucya, ela faz parte de um Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e por isso, sempre teve a facilidade em trazer o tema para dentro da escola. “Tem anos que os grupos vêm até a escola e outros que nós vamos até eles. Mas, esse ano, por conta da pandemia, as atividades foram restritas em um dia só”, contou.

Hoje, assim como sexta-feira, o lanche dos alunos será entreveiro no pão — prato típico que traz em sua receita a mistura de diversas carnes com legumes. “A merenda escolar sabe do lanche. Ela autoriza e envia para nós o pão e a carne para fazermos.”

Além das atividades na escola, os alunos foram convidados para a mateada na praça, que aconteceu no último sábado (18).

Aulas para iniciantes

Os dois CTGs de Pato Branco — Carreteando a Saudade e Tarca Nativista — têm turmas de dança abertas para as crianças iniciantes na cultura. Nesse primeiro contato, as aulas são gratuitas e estão disponíveis em dois dias. Na segunda, a atividade ocorre as 19h no Carreteando e na terça, também as 19h, no Tarca.

Para participar, pais ou responsáveis devem ir até o local e inscrever a criança.

Confira as apresentações que aconteceram na escola, na sexta:

Maria Júlia Battiston (voz) e José Gabriel Battiston (gaita) tocando Mercedita de Os Serranos

Lorenzo, aluno do pré dançando chula

você pode gostar também
Deixe uma resposta