Festival de Ginástica Rítmica reúne equipe de rendimento e alunas do projeto social

Atualmente aproximadamente 300 meninas participam da escolinha da modalidade em Pato Branco

Marcilei Rossi com assessoria

Ao longo de 2021, cerca de 300 alunas, de 5 a 15 anos, fizeram parte do projeto social que promove a prática da ginástica rítmica (GR) em Pato Branco, ainda 32 jovens passaram a compor a equipe de rendimento do município.

Enquanto as integrantes do projeto social foram inseridas na modalidade no Largo da Liberdade e no Polo Esportivo do bairro Planalto, as atletas de rendimento passaram horas treinando no ginásio do Unidep.

Mas, no sábado (4) e no domingo (5), as iniciantes e equipe de treinamento se reuniram no Ginásio Dolivar Lavarda para o 1º Festival Theóphilo Petrycoski de Ginástica Rítmica, que nos dois dias, teve público de aproximadamente 2 mil pessoas.

A coordenadora geral da GR, na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Adriana Carla Manfredini lembra que o atual momento da modalidade em Pato Branco se difere muito do vivido em outras oportunidades. “O que tínhamos, era uma participação em Jogos da Juventude e Escolares.  Era por se dizer, um trabalho de base, de iniciação na modalidade.”

Por sua vez, segundo Adriana atualmente o trabalho de base, com atuação de projeto social, se mantém, com o diferencial de treinamento de alto rendimento, com programação diária de dois treinos, e ainda muitas vezes aos sábados e feriados. A coordenadora lembra que esta, hoje, é a equipe que representa Pato Branco em competições no estado e nacionalmente.

Olho no futuro

A estada da GR de rendimento, que este ano se manteve no Unidep, deve em 2022 passar a ser no Polo Esportivo do bairro Anchieta, onde a Secretaria pretende oficializar o Centro de Treinamento da GR no município.

Contudo, o futuro da modalidade passa por voltar o olhar também ao trabalho social que vem sendo desenvolvido. Assim, a intenção é de que no próximo ano, sejam disponibilizadas mais vagas.

Também durante o festival do final de semana, a técnica de GR de Pato Branco, Anita Inês Klemann esteve atuando como olheira do projeto, para quem sabe descobrir um novo talento.

Assim, segundo Adriana ela marcou para a sexta-feira (10), uma seletiva no Unidep, onde crianças e pais interessados podem comparecer.

Festival

Durante o festival, as atletas de rendimento não executaram suas séries de competições, as chamadas séries fechadas, e sim, se apresentaram de uma forma mais leve, reunindo um pouco das séries de competições, dança o que faz ser um espetáculo.

Enquanto que as alunas do projeto social, tiveram a oportunidade de mostrar um pouco do que aprenderam.

“Simplesmente emocionante”, avaliou o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, que completou, “em apenas seis meses de projeto já conseguimos ver bons resultados, tanto das ginastas de alto rendimento, quanto das alunas do projeto. Foram apresentações lindas.”

O projeto de ginástica rítmica é uma iniciativa do Município e realizado pelo Instituto Theóphilo Petrycoski (ITP). Também, conta com apoio da Atlas Eletrodomésticos, Instituto de Saúde São Lucas (ISSAL), Guepardo, Centro Universitário de Pato Branco (Unidep) e Unimed Pato Branco.

Já Péricles Petrycoski, que acompanha o projeto de GR, via ITP, “foi interessante ver a capacidade das meninas e o potencial que elas têm para alcançarem novos horizontes na atividade esportiva.”

Cláudio Petrycoski diz que a Ginástica Rítmica é um esporte olímpico, plástico e que seduz por sua beleza. “Que bom ver em Pato Branco o desenvolvimento desta linda prática esportiva e estamos felizes por ver a evolução do esporte por aqui.”

você pode gostar também
Deixe uma resposta