Franciscanos passarão a gerir o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo

Na manhã desta sexta-feira (11), em uma coletiva de imprensa remota, foi anunciado que a Ordem Franciscana em Pato Branco, passará a gerir o Lar dos Idosos São Vicente de Paulo.

-- 2 Notícia --

O processo para que os Franciscanos assumissem a entidade já era articulado desde o ano passado, contudo, no segundo semestre de 2020 um entrave acabou por deixar a gestão do lar com Conselho Metropolitano de Maringá e os Vicentinos, que vem gerindo desde a década de 1980.

Segundo frei Alex Sandro Ciarnoschki, pároco da matriz São Pedro Apóstolo, que atuou diretamente no processo de troca de gestão, os próximos dias serão de transição, com a atual administração repassando para uma espécie de conselho que deve ser formado, todo o andamento do lar.

-- 3 Notícia --

Ainda de acordo com frei Alex, um novo estatuto deve ser formalizado, sendo submetido também a aprovação dos Vicentinos. A Paróquia São Pedor Apóstolo, ainda emitiu uma nota, que pode ser lida abaixo, exclarecendo algumas situações.

Também durante a coletiva, a secretária de Ação Social, Bárbara Padoan e o prefeito Robson Cantu anunciaram a intenção de construção de uma nova instituição de acolhimento a idosos em Pato Branco. Estrutura que seria edificada na zona Sul.

-- 4 Notícia --

De acordo com o Executivo, já existe o encaminhamento de recurso [R$ 500 mil] por parte da deputada Leandre Dal Ponte, para a nova estrutura que seria municipal.

Bárbara comentou que o desejo é de que a Ordem Franciscana, assuma a gestão também desta estrutura. Ainda segundo a secretária, uma segunda instituição, possibilita a distribuição dos acolhidos de acordo com o comprometimento e demanda de atendimento, que na prática resultaria em uma unidade para idosos que possuem maior independência física e outra para aqueles que necessitam de maior atenção de cuidadores.

Mais informações na edição de amanhã do Diário do Sudoeste.

NOTA DE ESCLARECIMENTO PÚBLICO – PARÓQUIA SÃO PEDRO APÓSTOLO

A Paróquia São Pedro Apóstolo Pato Branco/Mitra Diocesana de Palmas, Francisco Beltrão, coordenada pela Ordem Franciscana, vem a público agradecer o Conselho Metropolitano de Maringá e os Vicentinos pela histórica atuação de apoio a causas comunitárias e auxílio diferenciado aos idosos. Também pela percepção das expectativas comunitárias e pelo nobre ato de devolver o terreno e a infraestrutura do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, de Pato Branco e a ter ainda a iniciativa de transferir, definitivamente, a gestão diretiva para os Franciscanos, algo previsto, dependendo do Conselho Metropolitano, para ocorrer a partir do dia 1 de julho de 2021.

Diante da nova realidade a Paróquia São Pedro Apóstolo agradece primeiramente aos Vicentinos e a diretoria local e ao Conselho Metropolitano; a Família Rotaria, pelo contínuo apoio na manutenção da estrutura do Lar dos Idosos; aos gestores históricos do Lar dos Idosos que sempre auxiliaram na manutenção e na edificação da estrutura; ao PROVOPAR, aos conselhos do Idoso e de Assistência Social; a Câmara Municipal; a imprensa local;  a Prefeitura Municipal, especialmente a Secretaria Municipal de Assistência Social e ao prefeito Robson Cantu pela disponibilidade em auxiliar e participar deste novo momento; ao IRDES – Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social pelo poder de mobilização comunitária; as famílias de Pato Branco que sempre acreditaram e investiram na viabilização do Lar dos Idosos e as demais lideranças.

Pato Branco pode estar certo da continuidade das atividades do Lar dos Idosos e do esforço coletivo por sua viabilização. Por este motivo a Paróquia conclama toda comunidade a auxiliar mais intensivamente na viabilização da estrutura que historicamente atende nossos queridos idosos e passa por um momento mais difícil, especialmente gerado pela pandemia.

Houve a coragem para encararmos o bom desafio. Portanto fica o pedido da Paróquia São Pedro Apóstolo de Pato Branco e das organizações que a apoiam para que haja um esforço comunitário para arrecadação de donativos e, especialmente, recursos financeiros para nosso querido Lar dos Idosos São Vicente de Paulo de continuidade a sua missão de acolhimento.

Pato Branco, 11 de junho de 2021

Frei Alex Sandro Ciarnoscki, ofm – Pároco

Leila Zanini – Coordenadora do Conselho Administrativo da Paróquia São Pedro Apóstolo

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta