Kart Clube e Ministério Público firmam nova TAC para usos do kartódromo

Em 30 de março, houve a liberação pelo Ministério Público do Paraná (MPPR) e pelo Instituto Água e Terra (IAT) da retomada das atividades do Kartódromo Municipal Ayrton Senna, em Pato Branco.

Com isso, um novo Termo de Ajuste de Conduta (TAC), foi assinado pelo Kart Clube Pato Branco, onde a entidade fará uso do espaço, com atividades automotoras por um ano, podendo ser prorrogado por seis meses, contudo, uma série de medidas devem ser respeitadas, como emissão de ruídos e horário para utilização do espaço. Assim, já no sábado (9), voltam a ser ligados os motores dos karts em Pato Branco.

Lucian Brandalise, presidente do Kart Clube Pato Branco comenta que até então a pista do kartódromo estava sendo utilizada para esportes que não emitiam ruído, como corridas e caminhadas, contudo, com a liberação do final do mês passado, em dois dias por semana, — quartas das 12h às 18h e aos sábados das 9h às 19h —, serão retomadas as atividades com kart.

“Não liberamos de imediato (dia 30), porque optamos por organizar novamente o espaço para a volta das atividades”, afirma Brandalise revelando que além de questões que envolvem os veículos, também estão sendo feitos termos de conduto com os sócios, uma vez que um novo regramento foi apontado pelo IAT, para que ocorra a prática esportiva.

Ele fala que antes da suspensão das atividades em 2021, 90% dos sócios estavam adequados as determinações vigentes, no entanto, uma série de novas regras passam a valer.

Com relação aos ruídos, os escapamentos receberão abafadores e serão lacrados, como uma forma de certificação que a emissão de ruídos é a menor possível, “já tínhamos esse cuidado antes, mas não era 100% rígido, como será agora”, comenta o presidente ao afirmar ainda que todos os kartistas vão assinar termos de responsabilidade dando ciência de que fazendo uso de forma errada, receberão multa, com possibilidade de expulsão do clube em caso de reincidência.

Brandalise ainda ressalva que a TAC assinada pelo Kart Clube prevê que em competições da Federação Paranaense de Kart, o funcionamento do local, com uso de karts fica estabelecido de terça-feira a domingo.

Competições

Com a nova TAC, o Kart Clube volta a se movimentar para receber o Campeonato Paranaense, que está previsto para o segundo final de semana de setembro.

Ainda, sem data definida, em 2022 deve ser realizado o Campeonato Municipal.

Já pensando em 2023, existe a expectativa de sediar o Sul-brasileiro.

Termo de Concessão

Devido a assinatura da TAC junto ao MP, o Kart Clube atualizou com o Município de Pato Branco o Termo de Concessão do kartódromo. De acordo com Brandalise nesta concessão uma das condições foi o compromisso municipal para “que em um ano e meio, esteja pronta a nova pista.”

A clausula da construção de uma nova pista foi confirmada pelo Secretário de Esporte e Lazer, Alexandre Zoche que pontuou ser o desejo de implantação do Pato Park, local que contemplaria diversas atividades automotores.

Segundo Zoche, neste momento a área que o Município cogita como possível para a instalação do Pato Park está em fase de estudo de Licença Ambiental para a possível compra do espaço.

Nos bastidores do Kart Clube ainda existem rumores, de não sendo viabilizado um local em Pato Branco, de que a entidade se transfira para Vitorino, onde diretores da associação teriam se reunido ainda no ano passado com o prefeito.

você pode gostar também
Deixe uma resposta