Meio Ambiente promove sensibilização para o descarte correto do lixo

Quem passou pela praça Presidente Vargas de Pato Branco pela parte da manhã da sexta-feira (18), encontrou com uma situação no mínimo inusitada. Contêineres do sistema de colete reciclável expunham um pouco do que cotidianamente é encontrado pelos coletores, o que implica em dizer, que em meio a material reciclável, muitas vezes estes trabalhadores se deparam com lixo orgânico.

A ação que foi programada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e denominada de Meu Lixo Eco, teve como alvo justamente mostrar à população como deve de fato ser o descarte de cada tipo de lixo. “Nosso objetivo é sensibilizar a população com relação ao descarte correto de resíduos recicláveis”, explicou a secretária do Meio Ambiente, Keli Starck.

Segundo Keli, muito material vem sendo descartado de forma inadequada, o que acaba gerando um problema no serviço. Entre os descartes inadequados a secretária destaca resíduos de podas, fezes de animais e até mesmo papel higiênico são depositados nos contêineres. “Isso faz com que a reciclagem seja inviabilizada, e as pessoas que sobrevivem deste trabalho deixam de receber recursos”, apontou.

A secretária revelou ainda, que diariamente Pato Branco produz 80 toneladas por dia de lixo, o que é considerado um quantitativo bastante expressivo, e que precisa ser descartado de maneira adequada.

Vidros

No mês de maio, com o Diário do Sudoeste divulgou, um agente do serviço de coleta de lixo orgânico do Município sofreu um acidente de trabalho, pelo armazenamento inapropriado de vidro. No episódio, o trabalhador teve a mão cortada e precisou ficar afastado temporariamente das atividades.

Keli pontua que a situação do vidro também representa um percentual elevado do descarte inadequado, ao mesmo tempo, que lembra que nestes casos a forma correta é simples, e que impacta na qualidade de trabalho dos agentes. “Basta cortar uma garrafa plástica, colocar o vidro quebrado dentro, fechar a garrafa e lacra com fita adesiva.”

Polícia Ambiental

A ação de conscientização de destinação de lixo de forma adequada foi acompanhada por uma equipe da Polícia Ambiental, que integra o Batalhão da Força Verde.

Conforme a secretária a atuação da Polícia Ambiental em Pato Branco vem sendo mais presente nos últimos dias e assim deve permanecer.

Keli explica que a ação de vandalismo no Parque do Alvorecer – Vitório Piassa registrados em 11 de junho, na trilha do Quati, é um dos motivadores desta presença policial. “A partir de agora, eles são nossos parceiros e estarão mais presentes na nossa cidade para garantir a segurança e a preservação ambiental”, concluiu.

Além de fiscalizar e monitorar, os policiais acompanharão as atividades realizadas no espaço. Além de rondas pelas trilhas.

você pode gostar também
Deixe uma resposta