Município apresenta segunda etapa de plano de urbanização

Foto: Augusto Dias

O Município de Pato Branco realizou na noite de quinta-feira (5) a apresentação da segunda etapa do plano especial de urbanização para o chamado eixo estruturante estruturante 158 (PEU EE 158), que abrange bairros da região oeste da cidade.

O plano prevê um debate público entre a comunidade, lideranças e departamentos técnicos do Município para a criação de propostas de urbanização para bairros como Aeroporto, Vila Esperança e Fraron.

A primeira etapa do plano aconteceu em março, com uma audiência pública para apresentação de um diagnóstico das características da região. A audiência foi coordenada pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano.

A apresentação e o diagnóstico ficaram disponíveis para consulta pública por 20 dias, período para o envio de sugestões e comentários por parte da população. Nesta quinta-feira, foi feita a apresentação das primeiras propostas para o plano, a partir de análises profissionais e das considerações feitas pela comunidade.

Tanto a audiência pública quanto a apresentação foram realizadas no auditório do Largo da Liberdade e transmitidas em tempo real pelas redes sociais. Os vídeos seguem disponíveis no site da Prefeitura de Pato Branco (patobranco.pr.gov.br/peu-eixo-estruturante-158), e no canal oficial do Município no Youtube.

Propostas

A fase de diagnóstico apurou tanto os potenciais como as demandas a serem solucionadas na região. De acordo com o secretário municipal de planejamento urbano, Gilmar Tumelero, a mobilidade é um dos principais problemas encontrados na região, especialmente na travessia do trevo da Taísa, uma das principais vias de conexão dos bairros da região com o centro da cidade.

De acordo com a apresentação realizada na quinta, o programa de intervenções estrutura as propostas em quatro eixos temáticos: rede hídrica e ambiental e espaços públicos; mobilidade; uso e ocupação do solo; habitação.

Quanto a mobilidade, entre as propostas estão a ampliação das classificações viárias na região oeste, a estruturação de novas conexões entre os bairros, a criação de travessias em desnível da BR – 158 e ciclovias.

O primeiro passo para a implementação das propostas de mobilidade seria a municipalização da rodovia. “A gente entende que é necessário fazer pois há muitos impedimentos que o município não tem essa liberdade de fazer o que precisa ser feita em cima da faixa federal, da área de domínio do DNIT”, disse Tumelero na apresentação.

Propostas foram apresentadas no Largo da Liberdade

Entre as propostas também está a criação de um parque linear na esquina entre as ruas Jacó Morelato e João Penso. O parque possuiria de áreas de preservação, lago de contenção e equipamentos que mantém a permeabilidade do solo, como forma de reduzir o risco de alagamentos na região.

Etapas

De acordo com o secretário, as propostas ficarão disponíveis para consulta pública e poderão receber comentários pelo prazo de 20 dias, a contar da última quinta-feira (5). “Após a apreciação, é feito um compilado e refeitas as propostas, caso tenha algo que a equipe técnica ache interessante implementar”, continuou Tumelero.

A proposta finalizada será transformada em projeto de lei, que deverá ser apreciado pela Câmara Municipal.

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