Município assina protocolo de intenções com a Huawei

Parceria tem objetivo de revelar talentos na área de tecnologia da informação e comunicação

Foi realizada no fim da tarde desta sexta-feira (10) a assinatura de um protocolo de intenções entre o Município de Pato Branco e a Huawei, com o objetivo de estimular ações e projetos para revelar novos talentos profissionais na área de tecnologia da informação e comunicação. A assinatura aconteceu no Parque Tecnológico de Pato Branco e contou com a participação de lideranças locais.

De acordo com Marlon Santos, gerente da Huawei Brasil para a regional Sul, a empresa tem o objetivo global de descobrir talentos na área de tecnologia, o que motiva as parcerias desta natureza. “Temos essa parceria em todas as regiões do Brasil, e aqui queremos fortalecer ainda mais. Então quanto mais instituições a gente puder certificar os alunos, as pessoas que ali estudam, fomentar novos projetos mais novos talentos serão trazidos ao mercado”, completou.

Na prática, a empresa certificará cursos locais de formação que fornecerão diplomas com o selo Huawei University. “São certificados que já fornecem um peso para a contratação no mercado de trabalho, inclusive pela própria Huawei”, continua o gerente.

Na ocasião também foram entregues certificados ao diretor da UTFPR, Campus Pato Branco, Gilson Ditzel Santos, e a para a reitora do Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), Ornella Bertuol, ato que marcou o encerramento da formação oferecida pela empresa as duas instituições. Também integraram o treinamento a Faculdade Mater Dei e o Colégio Estadual de Pato Branco. Este é o grupo de instituições de ensino que poderão desenvolver projetos, que serão voltados principalmente para estudantes secundaristas e universitários.

A partir da assinatura do protocolo deverá ser realizada a formalização da parceria. “Agora é sentar e definir quais projetos serão esses. Como será essa ajuda da Huawei, pode ser uma ajuda financeira, uma certificação, vai depender de caso a caso”, completou Santos.

A solenidade de assinatura contou com a presença do secretário chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva. Ele avalia que a parceria assinada nesta sexta contribui sobretudo para a retenção de talentos. Segundo ele, a oferta de capacitação com o suporte de uma grande empresa permite que os estudantes sigam em Pato Branco desenvolvendo suas carreiras.

Para o secretário municipal de ciência, tecnologia e inovação, Giles Balbinotti, o protocolo de intenções é um primeiro passo para estreitar as relações entre o Município, as instituições de ensino e a Huawei.

Ampliação

Durante o ato de assinatura também foram apresentadas as ações realizadas na área de tecnologia e inovação nos primeiros seis meses de 2021.

Também foi apresentada a maquete do projeto de ampliação do Parque Tecnológico, uma obra de 5 mil metros quadrados, que deve abrigar estrutura para a as empresas da incubadora municipal, e também laboratórios de biotecnologia.

Outro projeto anunciado foi o Hub de Inovação para Cidades Inteligentes e Sustentáveis, iniciativa para promover pesquisas de soluções para suprir demandas de cidades e torná-las inteligentes e sustentáveis.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.