Novembro Azul e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Olá, falemos sobre o “Novembro Azul”:

É uma campanha mundial sobre a conscientização da saúde masculina, com foco no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

E por que isso é tão importante? Porque o diagnóstico precoce salva vidas ao possibilitar o tratamento adequado, mais facilmente executado nas fases iniciais da doença.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão pequeno, tem a forma de uma noz e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Produz parte do sêmen, líquido liberado durante o ato sexual.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). É considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida da nossa população.

Vamos analisar esses números do INCA (Instituto Nacional de Câncer):

Estimativa de novos casos: 65.840 (2020 – INCA).

Número de mortes: 15.983 (2019 – Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM).”

Percebemos que a cada ano mais de 65 mil homens recebem o diagnóstico de câncer de próstata e mais de 15 mil morrem em decorrência desta doença. Ou seja: é um assunto de extrema importância. Por isso enfatizamos a necessidade do diagnóstico precoce, estratégia utilizada para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento bem-sucedido.

Outra informação relevante é que o câncer de próstata não apresenta sintomas em suas fases iniciais, portanto somente através das consultas regulares é que será possível a detecção.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que o exame digital da próstata (toque retal) associado ao exame de sangue (PSA) seja realizado anualmente para todos os homens a partir dos 50 anos e a partir dos 45 anos se houver história familiar positiva de câncer de próstata.

Portanto, agende uma consulta com seu urologista. Faça sua avaliação e compartilhe essas informações com seus amigos e familiares. Somente com informação correta poderemos melhorar essas estatísticas.

Abraço a todos e até a próxima!

Dr. Luis Eduardo Durães Barboza é urologista e vice-diretor clínico do Instituto Policlínica Pato Branco. Professor de clínica cirúrgica e coordenador das Residências Médicas do UNIDEP. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia. CRM 24270 / RQE 2893

você pode gostar também

Comentários estão fechados.