Pato Branco alerta: Vacinação contra o sarampo é essencial

A Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco, através do Setor de Imunização, está reforçando a importância da vacinação contra o sarampo. A vacina Tríplice Viral, que também protege contra caxumba e rubéola, está disponível e é essencial para prevenir a disseminação do vírus do sarampo.

Pessoas de 12 meses a 59 anos de idade são elegíveis para a vacinação. Dados do último ano mostram que apenas 86,99% das crianças brasileiras receberam a primeira dose e 63,44% a segunda. Em Pato Branco, os números são ligeiramente melhores, com 92,93% das pessoas vacinadas com a primeira dose e 85,45% com a segunda. Apesar disso, a cobertura vacinal ainda é considerada baixa na cidade, não atingindo a meta de 95% para ambas as doses.

Em 2022, foram confirmados 41 casos de sarampo no Brasil e, em 2023, já foi registrado um caso em Rio Grande, no Rio Grande do Sul. O sarampo é uma doença viral aguda de alta gravidade, principalmente para crianças menores de cinco anos, pessoas desnutridas e imunodeprimidas. A transmissão do vírus é direta, ocorrendo através do contato com secreções ao tossir, espirrar, falar ou respirar perto de pessoas não imunizadas. Além disso, o contágio pode acontecer por aerossóis com partículas virais em ambientes fechados.

Os sintomas incluem febre, manchas vermelhas pelo corpo, tosse, irritação nos olhos e mal-estar intenso. As complicações podem ser severas, como pneumonia, otite, parto prematuro e até morte.

A Secretaria de Saúde de Pato Branco convida a população a visitar a Sala de Vacina mais próxima para completar o esquema vacinal. A vacinação é a melhor forma de proteção contra o sarampo e sua propagação, especialmente em um momento de aumento do fluxo de pessoas para países onde a doença é endêmica.

Público/doses recomendadas:
 – Crianças de 12 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias:
Duas doses da vacina.
Primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses.

  • Pessoas com 5 anos a 29 anos:
    Duas doses, com intervalo de 30 dias entre as doses.
     – Pessoas com 30 ano a 59 anos:
    Uma dose.
     – Trabalhadores de saúde, independente da idade:
    Duas doses.

Locais/horários:
–  Sala de Vacinas Central
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h
 – Sala de Vacinas Unidades de Saúde bairros Planalto, Fraron, Morumbi e Alvorada
Segunda-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h
 – Sala de Vacinas Unidades de Saúde bairros Novo Horizonte e Bortot
Terça-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h
 – Sala de Vacinas Unidades de Saúde bairros São Cristóvão, São João, Vila Esperança e Industrial
Quarta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h
 – Sala de Vacinas Unidades de Saúde bairros Pinheirinho e São Roque
Quinta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h Texto: Thaise Guidini/Prefeitura de Pato Branco

você pode gostar também

Comentários estão fechados.