Pato Branco deve adotar decreto Estadual após queda de 97% de novos casos

Paloma Stedile com assessoria

Pato Branco irá adotar as medidas vigentes no Estado do Paraná de enfrentamento à covid-19, que reduzem as restrições de público em eventos e estabelecimentos. O anúncio foi feito na manhã dessa quinta-feira (25), na reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, na Vigilância Sanitária. O Decreto Municipal ainda será publicado.

Todas as mudanças levam em consideração o cenário pandêmico no município.

De maio, quando o município enfrentou um pico, até a quarta-feira (24), a queda de novos casos foi de 97,71%.

“Estamos vivendo um momento de queda, comparado com o que foi o nosso maior pico, entre maio e junho”, aponta a enfermeira Tatiany Zierhut, que atua no setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde de Pato Branco. “Nós tivemos 2.279 casos registrados na época e, até ontem, 52. Então é uma queda bem significativa. Além disso, estamos há 11 semanas com menos de 50 casos confirmados por semana epidemiológica. Uma média de três casos por dia, uma taxa de positividade abaixo de 10% nas últimas semanas e uma taxa de transmissão em torno de 0,01%.”

A taxa de ocupação hospitalar também tem se mantido abaixo de 50%, mesmo com o descredenciamento da Policlínica. Seguem disponíveis no município cinco leitos de UTI e 10 leitos de Enfermaria para tratamento da covid-19.

Rodrigo Bertol chefe da Vigilância em Saúde do Município, afirmou em coletiva de imprensa que várias portarias editadas para o enfrentamento da pandemia passarão a ter nova redação, tudo por conta do atual momento que tende à flexibilização. “Isso é lógico, a sociedade já está vendo. Todos estão sentindo. Existe uma demanda, um pedido coerente para isso. O Estado já fez um novo decreto e vamos rever caso a caso”, disse ele elencando que devem ter alterações portarias que estabelecem regramentos para igrejas; transporte público; eventos, bares e restaurantes, levando em conta a dimensão e o espaço.

Com relação aos ambientes escolares Bertol lembrou que basicamente todas elas liberadas pelo dimensionamento.

Bertol ainda afirmou, “não tem o porquê de nós, como saúde pública, ficar impedindo de acontecer as coisas. O que queremos é que tenha sensibilização da população. Porém, algumas medidas de controle serão sempre necessárias. Como o uso da máscara, até que não mudemos essa alternativa.”

Vacinação

A queda está diretamente ligada ao avanço da vacinação que, conforme o vacinômetro divulgado, com dados referentes até a sexta-feira (19), já contava com 87,4% de pessoas vacinadas com a primeira dose, 67,4% com as duas doses e 8,1% com a dose de reforço.

Para ampliar esta cobertura, o município irá fazer uma mega ação de vacinação de 29 de novembro até o dia 2 de dezembro. Nesse período, todas as pessoas que completaram o esquema vacinal até o dia 26 de junho poderão receber a dose de reforço. Ela será aplicada no drive-thru do Parque de Exposições, das 12h às 19h, na Sala de Vacina Central das 8h às 16h e nas salas de vacina das unidades de saúde dos bairros das 13h às 16h.

Permanecem no período o uso da máscara, que não será retirada, e os protocolos para limpeza das mãos e distanciamento.

De acordo com a secretária de Saúde Lilian Brandalise, os novos surtos de covid-19 assistidos em países europeus servem de alerta para que os cuidados sejam mantidos, a fim de que o município possa vencer a pandemia, sem novas perdas.

Todas as medidas ainda devem ser publicadas, quando então passarão a valer.

Máscara

Lilian também enfatizou que “a questão da máscara continua até o Governo do Estado não discutir junto com os municípios sobre o uso ou não, ou quando. Até isso, o município de Pato Branco vai continuar exigindo que as pessoas usem máscara em ambientes externos e internos.”

Para a secretária, o uso do álcool em gel é uma medida que não deveria nunca mais cair, porque já provou cientificamente que o uso dele evita muita transmissão, vírus e bactérias.

você pode gostar também
Deixe uma resposta