Pato Branco divulga cronograma para vacinação contra à covid-19 de pessoas com comorbidades

Redação com assessoria

Está previsto para iniciar na quarta-feira (12), a vacinação do novo grupo que integra o Plano Nacional de Imunização (PNI), onde estão inseridas as gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), pessoas com síndromes de down, doenças renais crônicas e que realizam hemodiálise. No calendário estabelecido pelo Município, a imunização deste grupo seguirá até 26 de maio, atendendo ainda pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, que integram a faixa etária de 55 a 59 anos.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein, explica que foi elaborado um cronograma, porém ele será realizado conforme a disponibilidade do imunizante. “Definimos as datas e os locais, porém os cronogramas ocorrerão conforme a disponibilidade de doses”. Ela também lembra que é necessário apresentar documentos específicos para receber a vacina.

A vacinação será em todas as salas de vacina do município, de segunda a sexta-feira das 13h30 às 16h30, e na Sala de Vacina Central, das 7h15 às 17h30. A coordenadora de Imunização explica que esse público será atendido na Unidade de Saúde que pertence. “De preferência, pedimos para essas pessoas irem até à Unidade de Saúde que pertence no horário estipulado, pois, há duas campanhas de vacinação sendo realizada e é necessário evitar aglomerações.”

Documentação

Assim como aconteceu para a vacinação da população idosa, os atendidos pelo novo cronograma vacinal devem apresentar documentação pessoal como de Identidade e Certidão de Pessoa Física (CPF) e a carteirinha de vacinação. Além da entrega de declaração médica para as comorbidades que está disponível no site do Município.

No caso das pessoas com Síndrome de down, a avaliação será feita pelo profissional vacinador, segundo comunicado do Município.

Enquanto que as gestantes acompanhadas pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF) do Município devem apresentar; consulta da comorbidade em prontuário municipal e/ou declaração médica com descrição da comorbidade mais CID; exame que comprove a gestação e/ou carteira de gestante. No caso das gestantes da rede privada é necessária a apresentação da declaração médica com descrição da comorbidade mais CID; exame que comprove a gestação e/ou carteira de gestante.

Para as puérperas a solicitação é a declaração médica com descrição da comorbidade mais CID; declaração de nascido vivo do filho.

Por sua vez, os pacientes com comoribidades, deverão apresentar médica com descrição da comorbidade de acordo com o plano estadual de vacinação mais CID; exame que comprove a comorbidade; receituário médico que comprove o uso de medicamento para tal tratamento; pacientes em acompanhamentos nas unidades de saúde poderão consultar o prontuário eletrônico.

Pacientes com deficiência permanente: comprovação do cadastro no Programa Benefício de Prestação Continuada (PBPC). Nestes casos, a consulta será realizada a consulta na lista encaminhada pela Assistência Social do Município.

Outros grupos

Paralelamente a vacinação das primeiras pessoas do chamado grupo de comorbidades, segue em Pato Branco a vacinação dos profissionais de saúde.

Nesta terça-feira (11), no Largo da Liberdade, das 17h30 às 19h30, será feita a vacinação para trabalhadores da saúde com 30 anos completo. Na quinta-feira (13), também no Largo da Liberdade, das 17h30 às 19h30, será a vez dos trabalhadores da saúde com idade entre 25 e 29 anos.

Por sua vez, os trabalhadores autônomos ou de outros setores, como clinicas de estética, profissionais de academia e veterinários, receberão o imunizante após o término da vacinação aos trabalhadores de saúde com vinculo ativo em estabelecimento de saúde.

você pode gostar também
Deixe uma resposta