Pato Branco iniciou vacinação contra influenza

Nesse momento o município está imunizando crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde, e a vacinação nesse grupo segue até 10 de maio

-- 2 Notícia --

Júlia Heimerdinger com assessoria

Na segunda-feira (12) iniciou em Pato Branco a Campanha Nacional de Vacinação contra influenza (gripe H1N1). A população estimada para receber a vacina no município é de mais de 26 mil pessoas, com a Secretaria Municipal de Saúde tendo a intenção de imunizar pelo menos 90% das pessoas dos grupos prioritários.

-- 3 Notícia --

Esse ano a campanha será realizada em três etapas. Na primeira serão vacinadas crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde [serão contemplados todos os trabalhadores que estejam vinculados a estabelecimentos de saúde]. A imunização desse grupo será realizada até dia 10 de maio.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein destaca que as pessoas pertencentes ao grupo prioritário da primeira etapa, que eram atendidas na Unidade de Saúde do bairro Novo Horizonte, devem procurar a imunização em outras Unidades do município.

-- 4 Notícia --

A segunda etapa será destinada para os idosos acima de 60 anos e professores de escolas públicas e privadas. A vacinação para esse grupo será do dia 11 de maio até 8 de junho.

A terceira e última etapa será atribuída para as pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. A imunização nesse grupo inicia em 9 de junho e segue até 19 de julho.

Doses

O município recebeu 2.920 doses da vacina contra a influenza e foram distribuídas para todas as Unidades de Saúde de Pato Branco. Emanoeli informa que não há um cronograma para o recebimento de novas doses e as recebidas não serão suficientes para vacinar todo público prioritário da primeira etapa, por essa razão que o município distribuiu as doses para cada Unidade de Saúde imunizar uma parcela inicial desta população.

Covid-19

Nesse ano a campanha de imunização contra influenza acontecerá junto com a vacinação contra a covid-19, e isso tem gerado confusão na população, principalmente nos idosos.

Os idosos não serão vacinados nessa primeira etapa, justamente por terem recebido a vacina contra covid-19. A segunda etapa destinada para eles está marcada para acontecer de 11 de maio até 8 de junho.

É necessário aguardar um intervalo mínimo de 14 dias entre as duas vacinas [covid-19 e influenza].

Locais e horários para a vacinação

– 16/04: na sala 12 da Unidade de Saúde Central, das 8h às 11h;

– ESF Alvorada, Bortot, Fraron, Planalto, Pinheirinho, Vila esperança, Industrial, São Cristóvão, Morumbi, São Roque do Chopim, segunda a quinta-feira das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30 e nas sexta-feira das 8h às 11h e das 13h15 às 14h30;

– ESF São João: segunda a quinta-feira das 8h às 11 e das 13h às 16, na sexta-feira somente pela manhã;

– Sala de Vacina Central: diariamente, das 7h30 até 17h30, sem intervalo para almoço, para crianças. Já os trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas serão vacinados no ponto extra, ao lado da sala de vacina, das 8h às 11h e das 14h até às 17h;

A vacinação dos usuários da ESF São Roque será realizada somente na Unidade de Saúde.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também
Deixe uma resposta