Pato Branco registra queda de 23,57% na média móvel de casos em 14 dias

A taxa de transmissão local é de 0,17%, enquanto que a estadual é de 0,77%, no entanto, equipe da saúde afirma que os cuidados devem permanecer

Mesmo registrando uma queda de 23,57% na média móvel de casos positivados nos últimos 14 dias, a palavra de ordem na reunião do Comitê de Enfrentamento da Covid-19 em Pato Branco foi de reconhecimento da redução, contudo, com a ressalva de que este não é um sinal de estabilidade.

“Uma queda significativa”, salientou a secretária de Saúde, Lilian Brandalise. Já o diretor de Vigilância de Saúde, Rodrigo Bertol, frisou que mesmo com a queda nos índices, ainda é um sinal de alerta. “Os cuidados devem permanecer”.

A enfermeira Tatiane Zierhut, que atua no setor de epidemiologia da Vigilância Sanitária do Município,revelou que na semana passada foram 246 testes positivados e que nesta, até o momento, são 140. “Ainda estamos com números bastante altos, temos uma média comparando com os últimos sete dias de 110 notificações por dia”, afirma a enfermeira destacando que o objetivo é baixar as notificações para menos de 100.

De acordo com Tatiane o objetivo é de que as notificações se mantenham abaixo de 100, para que se tenha um equilíbrio, principalmente no que se refere aos agravos da doença, para que com isso também se consiga uma redução na taxa de ocupação hospitalar que vem se mantendo tanto nos casos de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), como de enfermaria adulta, acima de 100%.

Taxa de transmissão e letalidade

Durante a reunião do comitê foram apresentados índices de taxa de transmissão em Pato Branco, que na última semana epidemiológica foi de 0,17%, enquanto que no Paraná ficou em 0,77%.

Ainda de acordo com a epidemiologia do Município, após as festividades de Páscoa, mesmo com todos os pedidos para evitar reuniões familiares, houve uma pequena alteração nos dados e continua um número alto estável.

Dados apresentados do Prezi, — sistema que reúne os dados epidemiológicos de Pato Branco —, de 12 a 18 de abril 69,2% das pessoas que positivaram no município tiveram contato com um paciente confirmado; ainda 26,9%, contato com um caso suspeito e 3,8%, teve histórico de viagem.

Vemos que a doença está se comportando de maneira diferente a 2020, quando tivemos o primeiro pico e uma redução muito rápida. Neste momento, nossa redução está bem lenta, e o agravo maior”, diz Tatiane também revelando que “a taxa de letalidade também está maior”, e assim pontuando que a faixa etária que mais regista óbitos em Pato Branco é de 70 a 80 anos.

A comprovação da preocupação de Tatiane está no fato de que a taxa de letalidade teve acréscimo de 2,01% na última semana epidemiológica. Este indicativo está em crescente desde 25 de janeiro.

Fiscalização

Pelos dados do Prezi também é possível observar como vem sendo a rotina de trabalho da equipe de fiscalização da Vigilância Sanitária.

De 12 a 18 de abril, o maior coeficiente de trabalho foi para atender a casos de aglomerações; seguido de descumprimento de isolamento domiciliar; orientações sobre os decretos; descumprimento dos decretos em atividade; informações gerais a pacientes; resultado de exames. Por último, nas ações da equipe de fiscalização aparece o não uso de máscara.

Chefe da Divisão de Fiscalização, Cirlei dos Santos pontua que nos últimos dias o Município reviu o decreto que estabeleci o funcionamento das atividades de bares presencialmente até às 20h, e que com a flexibilização passou a ser até às 22h.

Com isso algumas das ações da equipe passou a ser também com relação a instalação de cadeiras na área externa dos estabelecimentos. “Embora tenha no município uma legislação que diz que o estabelecimento precisa ter uma autorização, neste momento, por questão sanitária nós entendemos que é mais importante que a pessoa esteja no ambiente ventilado, em local aberto e arejado, do que em ambiente fechado”, comenta.

Cirlei fala ainda que ao mesmo tempo em que não está sendo proibida a colocação de mesas nas calçadas pela situação da pandemia, também existe a recomendação de não se encha de mesa a área que é de circulação de pedestres.

Ela também ressalta que os estabelecimentos devem respeitar a determinação, e que cada um possui o quantitativo de mesas, que foi definido com equipe da Vigilância Sanitária e os proprietários de cada empreendimento.

A chefe da Divisão de Fiscalização recorda ainda algo que vem sendo amplamente destacado desde a primeira reabertura dos bares. A de que pessoas que dividem uma mesa são consideradas conviventes, e assim, assumem o risco de ficarem sentados em volta dela por tempo determinado, sem máscara. No entanto, ela enfatiza, “ele [ocupantes de uma mesa], não têm o direito de contaminar quem está na mesa ao lado. Por isso, orientamos que fiquem sentados, evitando colocar a saúde do outro em risco, e quando levantar, colocar a máscara, higieniza as mãos e mantem as medidas sanitárias.”

Cirlei também avalia a redução dos casos confirmados, mas destaca, “é unânime em todos que trabalham com isso [enfrentamento da pandemia], ainda não é uma situação confortável. Isso não nos dá o direito de vivemos a vida com normalidade do antes da pandemia. Precisamos manter os cuidados.”

Vacinação

Enquanto aguarda uma nova remessa de vacinas para atender uma maior parcela da população, Pato Branco segue com o cronograma de aplicação das segundas doses.

Nessa quinta, idosos moradores das comunidades de Passo da Ilha e Fazenda da Barra e proximidades receberam a segunda dose.

Já nesta sexta-feira (23), estão previstas ações de imunização em segunda dose das 8h às 10h, na unidade de saúde de Independência e das 13f30 às 15h30 na unidade de Cachoerinha.

Trabalhadores da saúde: clínicas, Conims e Hemocúcleo, que receberam a primeira dose em 28 de janeiro, vão no Largo da Liberdade das 17h30 às 20h, receber a segunda dose.

Já no sábado (24), idosos de 71 anos acima, que receberam a primeira dose em 30 de março, devem se dirigir ao Parque de Exposições das 8h às 12h, para receber a segunda dose.

Enquanto que pessoas vacinadas em 30 de março, e estão na faixa etária de 69 a 70 anos, vão receber a segunda dose também no sábado, no Parque de Exposições das 13h às 18h.

De acordo com o Vacinômetro do governo do Estado, Pato Branco aplicou 11.703 doses em primeira imunização, o que representa 93,1% das doses recebidas até agora. Na segunda aplicação foram vacinadas 5.458 pessoas, o equivalente a 60,3% das doses recebidas.

você pode gostar também
Deixe uma resposta