Pato Branco tem o pior desempenho do ano na geração de emprego

Entre contratações e desligamentos, o município obteve saldo positivo de 11 postos de trabalho

-- 2 Notícia --

Pato Branco registrou um saldo de 11 novos trabalhadores contratados com carteira assinada no mês de julho de 2021. O índice é a resultante de um total de 1.622 admissões e 1.611 desligamentos, conforme revelou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho nessa quinta-feira (26).

No acumulado do ano, o município segue sendo destaque no Sudoeste, como que tem melhor saldo, 2.033, reflexo de 11.928 admissões e 9.895 desligamentos.

-- 3 Notícia --

O número observado em julho só não é pior que dezembro de 2020, quando foram realizados os desligamentos de servidores públicos e o município anotou saldo negativo de 196 demissões, frente as contratações.

Desempenho por atividades

-- 4 Notícia --

O setor industrial foi o que puxou os índices de Pato Branco para baixo. Único segmento que teve saldo negativo no mês de julho, as indústrias pato-branquenses fecharam 214 postos de trabalho, no último período avaliado.

Enquanto que a agropecuária teve saldo positivo de contratação de cinco trabalhadores; o setor de serviços, sete; o comércio 28 e a construção civil, 185.

Grau de instrução

O dado mais recente do Caged também revelou o grau de instrução da população que teve o desligamento dos postos de trabalho.

Pessoas com baixa escolaridade, — um analfabeto, 64 com fundamental incompleto e nove com o fundamentam completo —, representam a maior parcela das pessoas desligadas das empresas.

Ainda em termos de instrução escolar, foram 38 desligamentos de pessoas com ensino médio incompleto e cinco com superior completo.

Por sua vez, os saldos positivos foram observados entre as pessoas com nível médio completo, 122; e superior incompleto, seis.

Faixa etária

No mês de julho, a colocação de jovens até 17 anos, no mercado de trabalho teve saldo positivo de 17 trabalhadores. O desempenho desta parcela da população só não foi melhor do que entre pessoas de 18 a 24 anos. Nesse público o saldo positivo foi de 69 colocações com carteira assinada. Também tiveram desempenhos positivos as faixas etárias de 30 a 39 anos, uma colocação e de 40 a 49 anos, três.

Por sua vez, pessoas com idade entre 25 a 29 anos, foram os mais afetados pelos desligamentos, 61. Também engrossam a lista, pessoas na faixa etária de 50 a 64 anos, com 14 desligamentos de saldo final e acima de 64 anos com saldo de menos quatro postos de trabalho.

Sudoeste

Dos 42 municípios do Sudoeste, 13 registram saldo negativo na geração de emprego no mês de julho. Dois Vizinhos foi o que teve o maior fechamento de postos de trabalho, 97.

Por outro lado, dos 29 municípios que tiveram saldo neutro ou positivo, Francisco Beltrão apresentou melhor desempenho. No mês de julho, entre contratações e desligamentos, o município viu 119 trabalhadores terem suas carteiras assinadas.

Atrás apenas de Pato Branco no acumulado do ano, Francisco Beltrão tem saldo positivo de 808 postos de trabalho, seguido de Palmas, com 570.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também

Comentários estão fechados.