Pesquisadores e estudantes visitam a UTFPR em programas de internacionalização

Nas últimas semanas, a UTFPR, campus Pato Branco recebeu pesquisadores e estudantes por intermédio de programas de cooperação internacional. Um deles é o doutor espanhol José Luis Diaz de Tuesta, representante da Universidade Rey Juan Carlos, de Madri, e do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.

Tuesta está em Pato Branco para realizar um intercâmbio de experiências e pesquisas com professores e estudantes do Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (PPGTP).

Ao longo da semana, o pesquisador participou de uma série de treinamentos e diálogos. Na tarde da última terça-feira (6), por exemplo, ele participou de uma reunião técnica com professores do curso, que apresentaram suas linhas de pesquisa, entre outros projetos.

O pesquisador visitante atua em diferentes frentes de estudo, principalmente na síntese e preparação de materiais de carbono, que podem ser aplicados em processos de absorção e processos catalíticos. Outra linha de pesquisa de Tuesta é o tratamento de águas por meio de processos de oxidação avançada.

Ter tido contato com pesquisadores e estudantes brasileiros foi um dos fatores que motivou a vinda do espanhol. “Eu já tive contato com muitos estudantes brasileiros, principalmente no meu trabalho em Portugal. E lá já havia outras parcerias, com outros campus da UTFPR e outras universidades do Brasil. Conheci estudantes muito bons, e queria muito conhecer este campus”, disse o pesquisador.

De acordo com Rodrigo Brackmann, professor do PPGTP, a inciativa de trazer um pesquisador estrangeiro é uma forma de aperfeiçoar a internacionalização da UTFPR, em particular do programa de pós-graduação. “Há muitos aspectos em que é possível colaborar. Então a ideia é fixar parcerias, para no futuro a gente trabalhar juntos, publicar juntos, melhorar os índices de produtividade e de recursos humanos, e com o tempo procurar mandar alunos pra lá” completou o professor.

Agronomia

No início de agosto, o curso de Agronomia da UTFPR de Pato Branco recebeu um estudante do curso de Agronomia da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina.

Alexander Rasmussen está cursando disciplinas do curso durante o segundo semestre de 2022. A vinda desse aluno ocorreu por meio da submissão de um projeto de intercâmbio internacional.

O curso de Agronomia da UTFPR, Campus Pato Branco, foi acreditado no Sistema de Acreditação de Cursos Superiores no MERCOSUL (ARCUSUL) e isso o possibilita a participar dos editais de intercâmbio discente e docente, juntamente com cursos de Agronomia de universidades de outros países que também foram acreditados no sistema.

O projeto terá duração de 3 anos, e por conta de um princípio de reciprocidade, um aluno do curso de Agronomia da UTFPR-PB está atualmente em Córdoba, cursando o segundo semestre de 2022.

De forma similar, para 2023, está prevista a vinda de um estudante da Universidade Nacional de La Pampa e, em 2024, da Universidade Nacional de Entre Rios.

Fizeram parte desse projeto os cursos de Agronomia das Universidades Nacional do Litoral, Nacional de Entre Rios, Nacional de La Pampa, Nacional de Cuyo, Nacional de Lujan e Nacional de Córdoba, todas essas da Argentina, além da Universidade Evangélica Boliviana e as brasileiras, UTFPR-PB e UFPR.

De acordo com a assessoria de comunicação da UTFPR, o intercâmbio de estudantes e professores das Instituições de Ensino Superior latino-americanas objetiva promover a integração entre os países e melhorias no ensino e aprendizagem.

você pode gostar também
Deixe uma resposta