Pessoas com mais de 70 anos e imunossuprimidos começam a receber dose de reforço contra a covid

Neste momento, a terceira dose será aplicada na população que completou o esquema vacinal em março

Teve início nessa terça-feira (21), a aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19, para idosos com 70 anos ou mais e para a população imunossuprimida em Pato Branco. Os primeiros atendidos foram 29 moradores, do Lar dos Idosos São Francisco de Assis e casa Aconchego.

A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein lembra que seguindo recomendação do Ministério da Saúde, serão aplicadas doses do laboratório Pfizer/BioNTech, em idosos e imunossuprimidos que receberam as duas doses ou dose única de imunizantes produzido por qualquer fabricante.

Neste momento, as aplicações em Pato Branco atendem a população preconizada que concluiu seu esquema vacinal em março.

“Nossa previsão é de não fazermos um grande quantitativo de aplicações de terceira dose, uma vez que a população preconizada e que completou a vacinação em março é pequena”, avalia Emanoeli, falando em uma população neste momento de cerca de 400 idosos e completando que a maior parcela de idosos será imunizada com a dose de reforço de forma gradual, respeitando os prazos preconizados pelo Ministério da Saúde.

Agendamentos

Assim como ocorreu no início da campanha de vacinação no município, idosos acamados acima de 70 anos serão vacinados em casa. Residentes nos bairros deverão realizar o agendamento com a unidade de saúde de referência. Já idosos residentes na área central devem fazer o agendamento pelo telefone (46) 984214088.

“Nós já temos a lista com os pacientes acamados e faremos a vacinação destes pacientes. O planejamento é tentar vacinar até o início de outubro todos os acamados acima de 70 anos”, destaca Emanoeli.

Por usa vez, os idosos não acamados, que são preconizados neste momento para o recebimento da dose de reforço e que residem em, serão vacinados nas unidades de saúde dos bairros, nos dias 22, 23 e 28 de setembro, das 13h às 16h.

Enquanto que os moradores das regiões centrais e bairros sem Unidade Básica de Saúde (UBS), poderão comparecer na sala de vacina central ou no drive thru, no Parque de Exposições, em frente a Sociedade Rural das 8h às 16h, nos mesmos dias.

Para receber a dose os pacientes devem apresentar carteira de vacina com o registro das doses anteriores da vacina contra a covid-19, RG e CPF.


Imunossuprimidos

Já os pacientes imunossuprimidos, uma população aproximada de 400 pessoas, a vacinação será somente nas unidades de saúde nos dias 22, 23 e 28 de setembro, das 13h às 16h, ou na sala de vacina Central, das 8h às 16h. A Secretaria de Saúde informa que não haverá drive thru para este público.

No ato da vacinação será consultado o sistema do Ministério da Saúde para avaliar a digitação de doses anteriores como Imunossupressão. Já pacientes com condição clínica nova de imunossupressão deverão apresentar obrigatoriamente a receita médica.

Novas faixas etárias

No mesmo dia que iniciou a aplicação da terceira dose de vacina contra a covid em Pato Branco, o secretário Estadual de Saúde, Beto Preto esteve reunido com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR) e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), quando anunciou a primeira dose para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e jovens sem comorbidades.

Até o momento a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) não anunciou a ampliação da terceira dose para outras faixas etárias.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.