Planejamento Urbano de Pato Branco faz reunião para debater Revisão do Plano Diretor

As minutas de legislação que vão compor a Revisão do Plano Diretor de Pato Branco foram discutidas mais uma vez na última quinta-feira (25), em reunião realizada na Casa da Indústria. Na ocasião, que antecede a quarta e última fase da Revisão, foi apresentado um panorama sobre as minutas das leis que farão parte do pacote da Revisão do Plano Diretor e sobre sua futura aplicação em Pato Branco.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Gilmar Tumeleiro, a reunião contou com inúmeros profissionais e setores que participam do acompanhamento já que o debate é citado como importante, pois o Plano Diretor envolve toda a sociedade e órgãos competentes. “Não é da gestão em si, mas para a cidade”.

“São bastantes discussões porque a cidade é uma organização ampla e, quando se fala, por exemplo, de um Plano de Mobilidade Urbana, ele é um sub plano que já está em licitação e vai entrar na sequência, sendo um plano setorial para tratar de transporte, organização do trânsito, acesso das pessoas e movimentação na cidade”.

Ainda, dentro do Plano Diretor consta a verticalização, que é um sistema organizacional de toda a cidade e um item do código de obras.

Questões de zoneamento, áreas residenciais, comerciais, onde é possível construir edifício são características definidas a partir da revisão do Plano Diretor.

“E não é só isso porque ele é tão amplo que acaba gerando uma confusão, a expansão do perímetro urbano é uma pequena parte, vai gerar o PAI (Plano de Ação e Investimento), onde buscar recursos para fazer asfalto, saneamento básico, recuperar área de preservação permanente, fazer cursos técnicos, tudo isso vem da revisão do plano diretor a partir do planejamento urbano de visão de crescimento da cidade para 10 anos”, explica.

Os próximos passos da Revisão do Plano Diretor serão uma nova audiência pública, refinamento das ideias e, até o fim do mês, a documentação deve seguir para a Câmara de Vereadores.

Crescimento

De acordo com a estatística prévia do IBGE, Pato Branco tem aproximadamente 90 mil habitantes. Para Tumeleiro, há a estimativa de que o município chegue a 120 mil habitantes nos próximos 10 anos.

“É uma projeção. A gente pensa e por isso estamos expandindo o perímetro urbano para novos loteamentos”.

Outro ponto destacado pelo secretário é que há, ainda, muitos vazios urbanos no município, onde podem ser construídos e aproveitados. “É preciso aproveitar esse potencial, já que o Centro vai decentralizar. Hoje temos o Shopping, tem várias outras regiões que fazem parte da expansão da cidade. São vários setores que vão puxar o Centro para mais longe do miolo central que a gente conhece como entorno da praça Presidente Vargas”. 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.