Ponte do rio Ligeiro na BR-158 passou por correção de defeitos

No início desta semana, motoristas que trafegaram pela BR-158, em Pato Branco, mais precisamente no trecho da ponte do rio Ligeiro observaram um desconforto ao dirigirem seus veículos, na área de uma das cabeceiras.

Em contato com a assessoria de imprensa da superintendência do Paraná do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o Diário do Sudoeste foi informado de que na quarta (24) e na quinta-feira (25), foram executados “serviços de correção de defeitos na ponte sobre o rio Ligeiro, com equipe de pavimentação.”

O Diário também questionou se há algum estudo sobre a vida útil da ponte em questão, ou se ela precisa de alguma intervenção maior. A resposta obtida pela reportagem é de que “Existem programas de monitoramento e manutenção periódicos das Obras de Arte Especiais (OAEs), — pontes, trincheiras e viadutos — e a ponte em questão faz parte de contrato dentro do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (Proarte)”, ainda foi revelado que “não foi identificado comprometimento estrutural na ponte sobre o rio Ligeiro.”

Outras intervenções

Ainda de acordo com a comunicação do Dnit, neste momento não estão previstas novas intervenções a não ser as de manutenção de rodovias.

Na programação segundo o órgão serão realizados serviços de correção de pavimento em todos os segmentos na área de atuação da unidade de Pato Branco, o que compreende a BR-158, de Coronel Vivida a Pato Branco; a BR-373, de Candói a Coronel Vivida; BR-280, de Marmeleiro a Barracão; BR-163, de Barracão a Realeza e BR-277, de Laranjeiras do Sul a Prudentópolis. 

Além de intervenção na ponte do rio Ligeiro, foram aplicadas camadas pontuais na via

Ponte do rio Chopim

O Diário também questionou a comunicação do Dnit com relação a ponte do rio Chopim, no limite entre Pato Branco e Coronel Vivida, que no passado teve anunciado um estudo referente sua estrutura.

A informação recebida é que a ponte do rio Chopim também integra o programa de monitoramento e manutenção periódico das OAEs e que está inserida no Proarte.

Ainda foi repassado que, no levantamento mais recente, não foi identificado comprometimento na estrutura. Por fim, a comunicação informou que “foram realizados serviços de manutenção nessa ponte dentro do referido contrato em 2021 e 2022, assim como nas demais OAEs na circunscrição da Unidade Local [do Dnit] de Pato Branco.”

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