Atleta de Pato Branco participará dos jogos paralímpicos escolares

O atleta de taekwondo, Gustavo Ruppel, irá participar da próxima edição nacional dos jogos paralímpicos escolares, que será realizada em Aracaju, Sergipe, no mês de novembro. O jovem de 15 anos disputará na categoria luta K 44, até 63 Kg.

Ele conquistou a vaga ao ganhar a medalha de ouro na etapa estadual da competição, realizada em agosto em Pato Branco. Gustavo é atleta da Equipe Silva de Taekwondo, e treina já cerca de três anos.

Na competição nacional o atleta quer o ouro, mas o objetivo principal é conquistar pelo menos o bronze. Os medalhistas nessa etapa recebem uma bolsa para auxiliar nos seus treinamentos.

Gustavo conta estar bastante satisfeito com seu desempenho e sonha com a possibilidade de disputar competições ainda mais importantes. “O maior sonho é, pelo menos, chegar a uma paralimpíada, e se possível ganhar”, contou.

De acordo com Claudionei Silva, treinador da equipe, a conquista da vaga é resultado de um trabalho de longo prazo. “Esses resultados a nível nacional vem chegando. O Gustavo integra hoje os grandes nomes do taekwondo do Paraná, que vai representar o município, a região, num campeonato nacional. Para nós, é uma satisfação muito grande, saber que o trabalho está dando resultado”, conta.

Silva explica que os treinos agora estão focados em evitar erros no momento da competição. “São técnicas mais voltadas para o desenvolvimento de defesa, de ataque, ou seja, temos um cronograma estimulado durante a semana, para que os erros sejam o mínimo possível durante a competição. Nosso sonho é a medalha de ouro”, continua Silva

Equipe

Outros três atletas da Equipe Silva estão classificados para os jogos escolares brasileiros de 2022. Victoria Carolina Bosi, Alexandro Eduardo Bahs e Uller Amorim, integrarão a delegação paranaense que disputará a competição nas categorias de 12 a 14 anos.

O local e a data do torneio ainda serão divulgados. “Lembrando que eles passaram por uma seletiva estadual, em Campo Mourão, onde os três foram campeões e ganharam a titularidade e a vaga na seleção paranaense”, informou Silva.

você pode gostar também
Deixe uma resposta