Prefeitura de Pato Branco nomeia praça em homenagem a pioneiro Octaviano Marcante

A prefeitura rebatizou oficialmente a praça localizada no cruzamento das ruas Tamoio, Itacolomi e Caramuru, que agora será conhecida como Praça Octaviano Marcante. A cerimônia de renomeação ocorreu na manhã desta sexta-feira, com a presença de familiares, amigos próximos e servidores municipais de Octaviano Marcante para homenagear seu legado.

“Uma pessoa muito séria, muito honesta, que veio do Rio Grande do Sul no início de Pato Branco, 60 anos atrás, praticamente. Pato Branco não tinha nem um metro de calçamento, nem asfalto, nada, e ele escolheu Pato Branco como uma cidade progressista”, contou o filho mais velho, Hélio Marcante, durante o ato.

“Pato Branco foi crescendo cada vez mais, e hoje está nesse porte que se encontra. Uma cidade polo regional, com grandes indústrias, com grandes empresas. Para nós, é uma homenagem muito interessante, adotar o nome do nosso pai no Centro de Cidadania, onde se desenvolve muito a cultura de Pato Branco. É uma homenagem muito grata”, complementou Hélio.

A jornada de Octaviano até Pato Branco foi impulsionada pela visão de um futuro melhor para seus filhos. Por volta de 1960, ele chegou à cidade e, em sociedade com os irmãos, pais e cunhado, fundou o antigo Clube Operário. Com o passar dos anos, o espírito empreendedor de Octaviano floresceu, e ele se aventurou em vários outros empreendimentos. Essas atividades diversas permitiram que ele contribuísse, inclusive, ajudando a renovar inúmeras escolas municipais durante essa época.

Em 1979, Octaviano investiu na aquisição da empresa Eletroeste, onde seus filhos começaram a trabalhar. Após algum tempo, a empresa foi renomeada para Patoeste Eletro Instaladora Ltda., permanecendo em atividade até os dias de hoje.

“Essa homenagem é em agradecimento a quem fez muito pelo nosso município. Que aqui viu muito progresso e ajudou a construir a nossa linda Pato Branco”, destacou o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, durante o ato.

Na praça, está instalado o Centro de Cidadania, anteriormente conhecido como Casa do Artesão. Um espaço dedicado à inclusão social e digital de todos os cidadãos, com pontos de acesso online para serviços públicos, salas digitais para alfabetização digital e ambiente para workshops.

O Centro de Cidadania, localizado na praça, oferece pontos de acesso online para serviços públicos, salas equipadas para alfabetização digital e um ambiente destinado à realização de workshops, promovendo a inclusão social e digital de todos os cidadãos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.