Procissão de São Cristóvão será no domingo (24) em Pato Branco

O dia de São Cristóvão é comemorado na próxima segunda-feira (25) e, por isso, a tradicional procissão de carros acontecerá no domingo (24), em Pato Branco. O santo homenageado é o protetor dos motoristas e colonos.

Nesse ano, a programação festiva e a churrascada permanece suspensa, sendo que a última vez que aconteceu foi antes da pandemia da covid-19, em 2019.

Nesse ano, o dia de comemoração será marcado apenas pela programação religiosa, com missa na Capela Encruzilhada às 8h e início da procissão às 9h, saindo da Prefeitura de Pato Branco.

Após a concentração na rua Caramuru, a carreata deve seguir para a Tamoio e entrar na avenida Tupy, seguindo até o Trevo da Patrolinha, na Zona Sul, onde será realizada a benção dos veículos pelos ministros.

Segundo o padre Adilson, a festa acontece há várias décadas e atrai uma multidão anualmente.

“Neste ano não haverá o tradicional almoço, churrasco e outras atrações. Mesmo assim, permanece a motivação da festa, sobretudo porque a maioria das pessoas utilizam veículos para a sua locomoção e sempre precisão de proteção no trano trânsito. O Brasil é o país campeão em acidentes de vítimas com veículos. Excesso de velocidade, embriaguez ao volante, imprudências graves são os principais causadores de mortes e danos físicos e materiais”, destaca.

O padre explica que, em sua imagem, Cristóvão carrega o Menino Jesus nos ombros. “Segundo antiquíssima tradição, ele era um homem alto e forte que, uma vez convertida ao cristianismo, fez-se missionário de Cristo, sofrendo o martírio sob o imperador Décio, por volta do ano 250. Ideal deste militar natural da Palestina era servir o Senhor, praticando obras de caridade para com o próximo. Certo dia surgiu-lhe a proposta de ajudar as pessoas a costumava ajudar as pessoas a atravessarem um perigoso rio sem ponte. Ao transportar um menino, no percurso a criança começou a pesar cada vez mais, como se carregasse o mundo inteiro, fazendo tremer suas pernas. O menino, então, identificou-se: ‘Tu carregaste o Senhor do mundo’. Daí vem o significado do seu nome: Cristóvão, portador de Cristo”.

De acordo com o secretário da Paróquia Cristo Rei, Emanoel Cláudio Thizzi, há grande expectativa de comparecimento de carros e caminhões, pois “recebemos bastante contato de empresas, principalmente caminhões. Teremos também a presença do Depatran, da polícia e bombeiros. Será semelhante ao ano passado onde também teve bastante gente”.

A procissão seguida da benção dos carros é um evento presente no calendário católico do município há mais de 50 anos, percorrendo ruas da Zona Norte e, através da avenida Tupy, chega até a Zona Sul de Pato Branco.

Em 2021, mesmo sem a tradicional festa, a benção durou aproximadamente quatro horas. Nesse ano, após a realização da benção, os veículos também devem se dispersar do local.

você pode gostar também
Deixe uma resposta