Professor de Pato Branco lança livro filosófico

Nos últimos dias, o doutor em Engenharia Mecânica e professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Pato Branco, Fabiano Ostapiv, lançou o livro “Deus e Ciência: o paradigma védico”.

Publicada pela editora Appris, selo Artêra, a obra de 188 páginas propõe a aproximação entre ciência, filosofia e religião, “buscando aparar arestas e construir pontes nestes campos do conhecimento humano, a fim de defender a necessidade urgente da inclusão do divino nas principais teorias científicas modernas”, resume Ostapiv.

Segundo o professor — que tem o nome espiritual vaishnava de Nanda Sunu Das e é discípulo de Purushatraya Swami, mestre Hare Krishna — o livro foi inspirado nos trabalhos literários e na obra de A.C. Prabhupada Swami, mestre espiritual e erudito vaishnava, fundador do movimento internacional para consciência de Krishna.

Ele conta que, quando se formou em Engenharia Mecânica, em 1996, e se tornou docente do então CEFET-PR, iniciou também seus estudos sobre a visão védica do ser humano, da natureza, de Deus e da transcendência.

“Assim como a curiosidade científica, estas questões essenciais sempre estiveram comigo e fiquei muito inspirado por ter encontrado o manancial védico. O livro é resultado deste esforço, desta tentativa de compartilhar esta maravilhosa visão dos filósofos vaishnavas, com a beleza misteriosa existente na visão científica”.

A obra, conforme Nanda Sunu Das, foi iniciada em 1998 e possui duas partes. A primeira foi concluída no ano passado; enquanto que a segunda tem previsão para ser finalizada e publicada em 2022.

“Tinha muito material escrito e guardado do tempo em que eu era estudante de Engenharia. Tinha coletâneas de pensamentos que gostava, que achava belos, assuntos que eu achava interessante, provocativos e por aí vai. No entanto, a decisão em reunir tudo num livro veio a partir do momento em que pude vislumbrar um todo contínuo, uma harmonia que pudesse unir materiais que me pareciam divergentes e paradoxais”.

Público

De acordo com Ostapiv, as questões abordadas no livro dizem respeito a todas as pessoas. Seguindo o caminho védico, ele traz para o diálogo grandes nomes da ciência, filosofia e religião ocidental, por meio de seus pensamentos condensados ou aforismos.

“Assim, as pessoas de um modo geral podem apreciar o livro, por poderem pescar estas pérolas que peguei emprestado de grandes cientistas, filósofos e santos da humanidade. Em resumo, é um livro de cultura geral”.

Ele completa que, por outro lado, estes pensamentos sintéticos são usados para gerar a discussão das ideias e ilustrar os pontos de argumentação, dando forma as teses defendidas no livro.

“Neste viés, o livro é mais especializado que remete as questões centrais do tema atualíssimo da crise da modernidade e da necessidade de aproximação entre as ciências e as religiões, com extensa referência bibliográfica. Penso que, inclusive, possa ser utilizado por acadêmicos e estudiosos do assunto”.

O livro pode ser adquirido no site da editora Appris, tanto de forma física, como eletrônica, em https://bit.ly/3i4OyCt. Em breve também estará disponível na Amazon, Americanas e Submarino.

você pode gostar também
Deixe uma resposta