Professor Sittilo Voltolini é homenageado com escultura

Foi inaugurada na tarde desta quarta-feira (1) uma escultura em homenagem ao professor e pesquisador Sittilo Voltolini. A obra que representa o professor foi instalada na praça Presidente Vargas, próximo ao chafariz.

-- 2 Notícia --

Participaram da inauguração lideranças políticas locais, familiares e amigos de Voltolini, membros da Academia de Letras e Artes de Pato Branco (ALAP), entre outros convidados.

Voltolini iniciou a vida profissional em 1964 e lecionou até os 70 anos de idade. Ele foi professor na rede estadual de ensino, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco, e também foi chefe do departamento municipal de educação em duas ocasiões, nos mandatos dos prefeitos Astério Rigon e Clóvis Santo Padoan, este que também esteve na inauguração.

-- 3 Notícia --

Voltolini também é conhecido por seu trabalho como pesquisador da história local. Sua obra mais conhecida é a série de livros “Retorno”, que registra as várias etapas do desenvolvimento de Pato Branco. Ele faleceu em janeiro de 2008, aos 72 anos.

“É bom vê-lo lembrado por várias gerações. Meu pai é muito conhecido como professor de muitas pessoas. O melhor reconhecimento é que esse trabalho que ele desenvolveu na cidade rendeu frutos junto a população de Pato Branco”, afirmou Heloisa Voltolini, uma das duas filhas do homenageado.

-- 4 Notícia --

A escultura foi criada pelo artista plástico Kalu Chueiri, que decidiu representar o professor lendo um livro pois esta seria a sua “razão de existir”. “Para mim, ele foi o maior intelectual de Pato Branco”, disse o artista que trabalhou na escultura por cerca de três meses.

Escultura de Kalu Chueiri foi instalada na praça Presidente Vargas

Segundo ele, a estátua foi modelada em argila, depois gesso e finalizada em resina e pó de mármore. Chueiri é autor de algumas dos monumentos mais conhecidos de Pato Branco, como o cavalo de metal do Centro Regional de Eventos, e o portal na entrada da comunidade de Nova Espero, São Roque do Chopim.

“Pra mim é uma alegria muito grande, pois eu era amigo dele, trabalhamos juntos, então a honra foi enorme. Então o sentimento de fazer a homenagem passa pela admiração que eu tinha por ele também”, disse o artista.

A gestora cultural do Departamento de Cultura de Pato Branco, Daiane Carneiro, afirma que a escultura é uma homenagem digna a um personagem que se dedicou a registrar a história local.

A obra foi viabilizada pela Academia de Letras e Artes de Pato Branco (ALAP), através de um chamamento público. “Ele vai ser lembrado mais ainda agora pelos seus feitos, pelos seus escritos e pelo amor que ele dedicava a Pato Branco”, disse a presidente da Academia, Jurema Edy Pereira.

-- 5 Notícia --
você pode gostar também

Comentários estão fechados.