Pato Branco

Programa União faz a Vida será desenvolvido em escolas públicas de Pato Branco

Lideranças da cooperativa em conversa com o prefeito Robson Cantu -Créditos: Assessoria PMPB

O grande objetivo do programa é formar cidadãos cooperativos desde as séries iniciais

Júlia Heimerdinger

A Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP estabeleceu uma parceria com o município de Pato Branco para o desenvolvimento do Programa A União faz a Vida, principal projeto na área de responsabilidade social da cooperativa.

Será a primeira vez que a iniciativa será realizada na rede municipal de Pato Branco. O programa já é desempenhado no Colégio Sesi, através de convênios com a Central PR/SP/RJ, que promove a ação em mais de 40 Colégios Sesi no Estado.

A União faz a Vida será aplicado nos CMEIS Irmã Dulce, La Salle e Eliza Padoan, assim auxiliando mais de 300 alunos da rede municipal. O programa já foi iniciado com a formação de 26 professores, através da parceria com o Município a cooperativa financia a formação de professores na metodologia do programa.

De acordo com Neri Fabbris, assessor de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi o interesse surgiu dos professores da escola CMEI Eliza Padoan que já trabalharam com o programa em outros municípios.

Além de ser aplicado em Pato Branco, o programa também será realizado em outras escolas nos municípios da microrregião, como Mariópolis, Mangueirinha, Palmas, Honório Serpa e Coronel Vivida. O programa atende crianças e adolescentes de 0 a 16 anos.

Afinal, o que é o programa?

Segundo Fabbris a grande finalidade do programa é formar cidadãos cooperativos. “Objetiva construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania”, informa.

O programa foi lançado oficialmente em 1995, mas na cooperativa de Pato Branco está ativo desde 2009. “Com pessoas educadas desde cedo em temas como cooperação, cidadania e empreendedorismo, teremos uma nova cultura na qual o indivíduo e a comunidade podem juntos criar oportunidades de crescimento para todos”, avalia Fabbris.

A União Faz A Vida tem dois princípios básicos, a cooperação e a cidadania. “A educação cooperativa age de forma a educar os jovens para que eles aprendam, no ambiente escolar, a desenvolver projetos e iniciativas capazes de transformar a sociedade e atender aos desejos e anseios das comunidades”, finaliza Fabbris.

Evento virtual

Na próxima quinta-feira (22), às 19h a Sicredi Parque das Araucárias PR/SC/SP realizará um evento virtual sobre educação financeira. Quem deseja participar pode se inscrever através do link: bit.ly/InscriçãoEducação.

5 vantagens de incentivar empreendedorismo nas crianças

1- Estimula a criatividade

As crianças, naturalmente, já têm uma imaginação fértil e, com orientação adequada, ela pode ser aguçada, tornando-se um diferencial para toda a vida. Essa qualidade ajuda, inclusive, no desenvolvimento de muitas habilidades.

2- Desperta a responsabilidade desde cedo

Às vezes, os pais não acreditam na capacidade dos filhos de exercer a autonomia e acabam impedindo o desenvolvimento da responsabilidade neles. Mas deixá-los ter pequenas responsabilidades é necessário para o crescimento. Os adultos podem até mesmo se surpreender com a capacidade dos pequenos de organizar e executar projetos.

3- Ensina a lidar com o dinheiro

Saber sobre educação financeira ainda na infância com certeza vai fazer muita diferença na fase adulta — e uma das formas de ensinar é por meio do empreendedorismo.

4- Mostra como se comportar diante das frustrações

Estimular a criança a ser responsável por um empreendimento fará com que ela se sinta importante por estar no controle da situação. É bem provável que ela fique nervosa quando algo der errado, por isso o adulto precisa mostrar como ter paciência diante de questões e desafios.

5 – Incentiva a organização

Encorajar essa prática nas crianças vai ajudá-las a se organizar e a aprender sobre como traçar metas e objetivos, além de estimulá-las a manter o foco para concretizar seus sonhos.

*Fonte: Hey Peppers

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para cima